
Um assunto que não sai da pauta é o debate acerca da data do feriado do aniversário do Município de Venâncio Aires. Na sessão da Câmara desta segunda-feira, 30, Nelsoir Battisti (PSD) levantou a discussão sugerindo que, se a intenção é comemorar a data “no dia da certidão de nascimento”, 30 de abril seria o correto, e não 11 de maio ou 25 de julho.
Ele ponderou, no entanto, que prefere ficar “ao lado do comércio e do emprego” do que gerar desgaste com a alteração da data. “Recebo vários currículos de pessoas em busca de trabalhos todos os dias e, pelo que sabemos, uma mudança traria prejuízo para a data do Dia das Mães, que segundo os empresários já supera o Natal em volume de vendas”, declarou.
O presidente em exercício da Câmara, André Puthin (MDB), que reacendeu o debate para que 11 de maio volte a ser a data do feriado do aniversário do Município, mantém a sua posição de que deve ser criado um mecanismo de decisão popular para a questão. “O que eu quero é democratizar esta decisão. Um plebiscito seria tranquilo de fazer e, ao contrário do que até o prefeito disse, não gera gasto, pois pode ser realizado junto com um processo eleitoral”, argumentou. Ele segue trabalhando acerca do assunto.