Com o intuito de fortalecer as ações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), está realizando um roteiro de encontros com as 23 Regionais Sindicais do estado.
A Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí recebeu a direção da Fetag, Nestor Bonfanti e Lerida Pivotto Pavanelo, no dia 11 de julho, junto ao Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, Cláudio Fengler, o encontro foi muito importante, pois diversas reflexões foram realizadas durante o dia, especialmente olhando para dentro da organização sindical e a importância que o sindicalismo tem perante à vida dos agricultores familiares. “Sempre é bom refletirmos sobre que tipo de sindicalismo nós estamos realizando, a quem representamos e o que conquistamos”, destaca.
AGRICULTOR FAMILIAR
Os dirigentes foram instigados a refletirem sobre o que oMovimento Sindical faz, e o que isso representa na vida do agricultor familiar. “A luta pela busca de políticas públicas, a preocupação quanto a sucessão rural, a luta pela manutenção de direitos como saúde e educação, são constantes no Movimento Sindical”, refere Fengler.
Ele acentua que o sindicalismo vai além disso, pois os sindicatos representam e defendem a categoria dos trabalhadores rurais e dos assalariados rurais, assim como lutam pela conscientização de classe. Também são sinônimo de orientação aos agricultores e povo em geral; de excelência na prestação de serviços; de cumprir uma função social por meio de convênios médicos e odontológicos; de representarem os agricultores nas esferas governamentais; de colaborarem com a formação e a capacitação de agricultores; além de serem referência em organização e credibilidade nos municípios que compõem a Regional Sindical.
CONQUISTAS
Além disso, continua Fengler, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais são responsáveis por muitas conquistas, a partir das lutas empenhadas, e que mudaram a vida dos homens e mulheres que vivem no campo, como a aposentadoria rural e demais benefícios previdenciários, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Habitação Rural, Crédito Fundiário, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outras.
“Sempre é bom refletirmos sobre que tipo de sindicalismo estamos realizando, a quem representamos e o que conquistamos.”
CLÁUDIO FENGLER
Presidente do STR de Venâncio Aires
Saiba mais
Curso de formação
A reflexão realizada com a diretoria da Fetag, servirá de base para o curso de formação de dirigentes que começou a ser realizado no sábado, 13, e que abordará quatro eixos: ‘Gestão da Organização’; ‘Estratégia Política’; ‘Novo Cenário Sindical’; e, ‘Comunicação e Expressão’. Os cursos serão realizados sempre aos sábados e contarão com a presença da diretoria e conselhos fiscais efetivos dos sindicatos que compõem a Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí.