Foto: Divulgação / DivulgaçãoO presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, participou da reunião em Paraíso do Sul
O presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, participou da reunião em Paraíso do Sul

Com o tema ´Valorização da Agricultura Familiar`, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) iniciou as articulações para promover o 9º Grito de Alerta Gaúcho, programado a princípio, para o dia 15 de maio, em Santa Cruz do Sul. Em função disso, no dia 13 de fevereiro, no município de Paraíso do Sul, a federação promoveu uma reunião com representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) da Macrorregional Centro do Rio Grande do Sul, e contou com a presença do presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva. Em anos anteriores, o evento foi realizado na região das Missões.

A secretária do STR de Venâncio Aires, Sandra Helena Wagner, participou da reunião e, segundo ela, com o evento, o Movimento Sindical Gaúcho pretende alertar os governos estadual e federal sobre a importância de valorizar os trabalhadores rurais que produzem 70% dos alimentos que chegam diariamente à mesa dos brasileiros, e que estão com dificuldades de se manterem no campo. “A sucessão rural está cada vez mais comprometida, uma vez que o governo federal retira gradativamente políticas públicas que ajudam a manter as famílias no campo, bem como, existe a expectativa quanto ao conteúdo da Reforma da Previdência”, salienta.

LANÇAMENTO

No lançamento oficial do 9º grito de alerta serão convidados representantes de entidades, regionais e municipais, como o Conselho Regional de Desenvolvimento (Coredes), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Associação dos Secretários de Agricultura, vereadores, cooperativas de produção e de crédito, Emater/RS-Ascar, representantes do CDL, prefeitos, Ministério Público, imprensa, sindicatos urbanos, entre outras entidades.

Sandra informa que o primeiro lançamento ocorrerá no dia 19 de março, junto ao Esporte Clube Avenida, em Santa Cruz do Sul, oportunidade em que os convidados serão recepcionadas com um café colonial com produtos oriundos da agricultura familiar, seguido de uma apresentação sobre a importância e a luta empenhada pelo Movimento Sindical gaúcho, coordenado pela Fetag/RS, os objetivos do grito e os riscos eminentes sofridos pelos agricultores familiares do país, especialmente, com a possível perda de direitos previdenciários.

STR

Sandra salienta que o STR de Venâncio Aires estará participando ativamente dos preparativos do 9º Grito de Alerta Gaúcho e desde já, convida os agricultores familiares a ficarem atentos à programação do evento e, também, a participarem deste importante ato público em defesa dos agricultores familiares do país.

Cronograma de atividades

8 de março – Divulgação do Grito de Alerta19 de março – Lançamento oficial do 9º Grito de Alerta Gaúcho na Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí27 de março – Durante Expoagro Afubra, reunião da coordenação do Grito de Alerta9 de abril – Lançamento oficial na Regional Santa MariaAinda para o mês de abril, mas sem data definida, estão previstos lançamentos nas macrorregionais Missões e Fronteira Noroeste e nas Regionais Sindicais Centro Serra e Quarta Colônia