Fila da Caixa começava na frente da agência e seguia até a entrada do Banco do Brasil
Fila da Caixa começava na frente da agência e seguia até a entrada do Banco do Brasil (Foto: Eduarda Wenzel/ Folha do Mate)

Nos últimos meses, filas de agências bancárias que se estendem pelas calçadas têm sido frequentes em Venâncio Aires, por conta das medidas para evitar aglomerações dentro das unidades. A exemplo do que aconteceu em outros dias, nesta semana, na manhã de hoje, 22, a fila da Caixa Econômica Federal começava na frente da agência e seguia até a entrada do Banco do Brasil.

Clientes reclamaram da falta de organização e demora, pois estão esperando em média duas horas na fila, que é formada na rua, com exposição ao sol. Graciele de Matos Melo Severo, 33 anos, ficou na fila das 8h20min até aproximadamente 10h40min. Ela precisava sacar o valor referente ao Programa de Integração Social (PIS), pois o Cartão Cidadão estava vencido e não era possível sacar na lotérica. “Tenho apenas que pegar uma senha para depois sacar na lotérica”, explicou.

Ela lamentou que a fila não tem atendimento preferencial e pessoas idosas, deficientes e gestantes precisam ficar na fila igual todos. “Eu tenho saúde, posso esperar, mas tem pessoas que passam mal aqui, porque é quente. Deveria ter um fila prioritária”, destacou.

Graciele também precisou enfrentar a fila em novembro, para sacar outro valor do fundo de garantia. Ela comenta que, pela internet e aplicativos, é mais difícil, porque as ferramentas não funcionam direito. “É uma falta de respeito com as pessoas, principalmente os idosos, porque é quente, demorado e ainda às vezes atendem mal”, conclui.

Graciele de Matos Melo Severo ficou mais de duas horas na fila para sacar o PIS
Graciele de Matos Melo Severo ficou mais de duas horas na fila para sacar o PIS (Foto: Eduarda Wenzel/ Folha do Mate)

RETORNO

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, para evitar as filas, a agência disponibiliza canais on-line para atendimento, entre eles o aplicativo Caixa Tem. Também esclarece que a grande fila é devido ao Auxílio Emergencial que terá o último pagamento na quarta-feira, 27.

  • Bancos
    Nesta manhã, a reportagem passou pelos bancos para conferir as filas. O Banco do Brasil, Sicredi, Santander, Itaú, Bradesco, Unicred, Sicoob e Cresol não apresentavam filas na rua. Já o Banrisul tinha uma pequena fila.

Uma cliente do Banrisul também entrou em contato com a Folha do Mate para questionar a falta de assentos no saguão da agência, onde ficam os caixas eletrônicos. Segundo ela, várias pessoas que esperavam a agência abrir estavam sentadas no chão. “É um absurdo não ter onde sentar enquanto aguarda. Deveria ter pelo menos uma cadeira em respeito às pessoas”, disse a mulher, que tem 79 anos e pediu para não ser identificada.

Colaborou: Juliana Bencke