Nessa etapa, as concorrentes demonstram suas habilidades e conhecimentos sobre o principal símbolo do município  e que dá nome à festa , o chimarrão. (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)
Nessa etapa, as concorrentes demonstram suas habilidades e conhecimentos sobre o principal símbolo do município e que dá nome à festa , o chimarrão. (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)

O fim de semana será marcado por atividades relacionadas ao concurso que definirá a rainha e as princesas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). No sábado, 4, ocorre a primeira etapa: a prova escrita. Conforme explica o secretário de Cultura e Esportes de Venâncio Aires, Sandro Kroth, a avaliação objetiva e a redação serão aplicadas na Secretaria Municipal de Educação, a partir das 13h30min. “A coordenação do concurso não tem acesso à prova. Não sabemos quais conteúdos serão cobrados, mas eles estão dentro das referências repassadas às candidatas e que constam no regulamento”, destaca Kroth.

Já no domingo, 5, a partir das 13h, o projeto Cultura que Renova: Pré-Fenachim promove uma Mateada Cultural no Parque Municipal do Chimarrão. A programação, gratuita e aberta à comunidade, contará com intervenções artísticas da Cia Espícula.

Às 14h, o público poderá assistir ao espetáculo teatral Histórias do Vô Venâncio, marcado pelo humor e pelas memórias que resgatam a identidade local. Na sequência, às 15h10min, as candidatas à corte participam da Prova do Chimarrão, junto ao Galpão Pedro Schwengber, com apoio da Escola do Chimarrão. Nessa etapa, as concorrentes demonstram suas habilidades e conhecimentos sobre o principal símbolo do município e que dá nome à festa , o chimarrão. Além dessas duas avaliações, outras etapas também integram o concurso, cada uma com peso específico: prova escrita e redação (20%), entrevista individual (30%), desfile na noite final (25%), mateada (15%) e participação em compromissos oficiais (10%).

Renato Borghetti e Trio no Parque do Chimarrão

Após a prova, às 16h, o público poderá prestigiar o show do renomado gaiteiro Renato Borghetti e Trio, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado. Kroth reforça o convite para que comunidade, familiares e amigos participem desse momento, que é gratuito e integra a programação rumo à escolha das soberanas da 18ª Fenachim.

Renato Borghetti é uma das atrações na Prova do Chimarrão das soberanas (Foto: Divulgação)

Com mais de 40 anos de carreira, Borghetti apresenta ao público composições autorais e interpretações inspiradas no folclore gaúcho. O projeto Cultura que Renova: Pré-Fenachim é uma realização da Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim), com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, patrocínio da Philip Morris Brasil, gestão cultural da d.marin e financiamento do Pró-Cultura RS e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

*Com as informações: AI da Prefeitura

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos