Evento vai reunir 45 grupos na modalidade de danças tradicionais. (Foto: Estampa da Tradição/ Divulgação Premiart)
Evento vai reunir 45 grupos na modalidade de danças tradicionais. (Foto: Estampa da Tradição/ Divulgação Premiart)

Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - No fim de semana em que se comemora o Dia das Crianças, celebrado no domingo, 12, o Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires, recebe um evento tradicionalista de âmbito estadual, que reúne e celebra a força das crianças por meio da arte folclórica gaúcha. Trata-se de mais uma edição do Festival Estadual Pré-Mirim, o Premiart, realizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva Mate, entidade pioneira na Capital do Chimarrão, com apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires.

O evento é especialmente voltado para o público infantil, com apresentações de danças tradicionais e modalidades individuais, distribuídas pelos espaços do parque. Ao todo, participam do festival 64 entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul, sendo 45 grupos na modalidade de danças tradicionais. A estimativa da organização é de que cerca de 5 mil pessoas visitem o município nos dois dias de evento. A entrada é gratuita.

As competições iniciam no sábado, a partir das 8h, e a abertura oficial ocorre às 13h, com a presença da ONG Parceiros da Esperança (Paresp). As premiações das modalidades individuais serão entregues ainda no sábado. Já a programação de domingo começa às 9h, com as apresentações de danças tradicionais. Ao final, ocorre a entrega da premiação dessa modalidade.

Venâncio Aires estará representada pelo Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, com apresentações individuais, incluindo declamação feminina com Verônica Beatriz Moraes, e dança de salão com os irmãos Benjamim Rodrigues e Sofhia Rodrigues.

GF Essência da Tradição será representado por Verônica Beatriz Moraes na declamação feminina (Foto: Divulgação)
Irmãos Benjamim Rodrigues e Sofhia Rodrigues vão se apresentar na dança de salão (Foto: Divulgação)

Conforme explica a diretora artística do CTG Erva Mate e presidente do Premiart, Patrícia Padilha, o evento é “um espaço de integração, convivência e valorização da identidade gaúcha, que incentiva e mantém viva a tradição entre as crianças, enchendo-nos de orgulho por ser sediado em nossa cidade”.

Além do aspecto cultural, Patrícia ressalta que o Premiart movimenta a economia local, com hotéis lotados e incremento no turismo, reforçando Venâncio Aires como referência no tradicionalismo e como polo de grandes eventos. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Premiart no YouTube.

Estacionamento

  • Não haverá cobrança de estacionamento para carros e motos. Ingresso também é gratuito.
  • Ônibus: R$ 80
  • Vans e micro-ônibus: R$ 40

Programação

  • Sábado:
    8h: inicia o concurso cultural, danças tradicionais, instrumental, interpretes e declamações
  • 9h: chula
  • 13h: abertura oficial
    13h30min: danças gaúchas de salão
  • 13h50min: danças tradicionais
    Domingo
    9h: danças tradicionais

Destaque para as modalidades individuais

Uma das novidades desta edição do Premiart, a 7ª já realizada, são as modalidades individuais, com adesão de um grande número de participantes. No sábado, 11, haverá apresentações de diversas modalidades, como gaita de botão, gaita piano, violão, intérprete solista feminino e masculino, declamações, danças gaúchas de salão e chula. A entrega das premiações será no mesmo dia.

O Galpão Morada Velha (Palco B) sediará o concurso cultural, o CTG Erva Mate estará com as provas de chula e danças de salão. No Auditório, o Palco C receberá as apresentações de declamação, e o Palco D, as de gaita, violão e intérprete vocal. Já o Ginásio de Exposições (Palco A) será o espaço das danças tradicionais, que ocorrem nos dois dias do evento.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos