Flúvio Kroth deve ficar nas Finanças, em função de sua formação
Flúvio Kroth (direita) deve ficar nas Finanças, em função de sua formação (Foto: AI Prefeitura)

A morte do então secretário de Administração, João Altair Kroth, na sexta-feira, 3, aos 60 anos de idade, pegou o governo Edgar Thiesen/Jander de Carvalho de surpresa. Apesar de afastado por motivo de saúde, o retorno do titular da pasta estava sendo aguardado para esta semana, entre os dias 8 e 9. “Ele estava se organizado para voltar. Para nós, foi uma surpresa”, disse o prefeito. Por enquanto, Flúvio Kroth fica no comando da pasta, acumulando com a de Educação e Cultura e também a de Finanças, desde a saída de Cláudio José Hansel, há cerca de cinco meses, quando optou pela aposentadoria.

João Kroth comandava a pasta para a qual foi indicado, Administração, e também a de Finanças, de forma interina. No site da Prefeitura, Cláudio Hansel continua como secretário, cargo que assumiu em 2022, na gestão anterior de Thiesen. No entanto, pediu afastamento para aproveitar a aposentadoria como servidor público em Santa Cruz do Sul, onde reside e onde foi secretário da Fazenda por vários anos. Com a morte de João, Flúvio acumulou as duas secretarias. É possível que ele fique nas Finanças, pois é graduado e pós-graduado em Matemática. Thiesen terá, então, que definir novos nomes para a Administração e a Educação e Cultura.

A prefeitura não teve expediente nesta segunda – ponto facultativo – e terça-feira, em função do feriado do Dia de Nossa Senhora do Rosário, celebrado em 7 de outubro. O atendimento será retomado, normalmente, nesta quarta-feira, 8.

Liderança

João Kroth foi uma liderança de destaque na comunidade de Passo do Sobrado. O policial rodoviário aposentado, segundo o prefeito Edgar Thiesen, era atuante na comunidade, especialmente como integrantes dos conselhos municipais de Saúde, de Habitação e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), além da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf).

Secretarias

Com a criação das secretarias municipais de Esporte, Turismo e Lazer e de Governo, a estrutura administrativa de Passo do Sobrado passou de nove para 11 secretarias neste segundo governo de Edgar Thiesen. Esporte e Turismo eram atrelados a outras pastas e a de Governo surgiu para unir as demais pastas. Seus integrantes formam a base aliada ao governo – Progressistas (PP), Republicanos, União Brasil e Partido Liberal (PL).

Atual estrutura de governo

  • Secretaria de Governo: Catiane Haas
  • Secretaria de Educação e Cultura: Flúvio Kroth
  • Secretaria de Administração: Flúvio Kroth (interino)
  • Secretaria de Finanças: Flúvio Kroth (interino)
  • Secretaria de Planejamento e Urbanismo: Adriane Gonçalves
  • Secretaria de Obras e Trânsito: Maiquel dos Anjos
  • Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer: Daniela Cristina Kauffmann
  • Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: André Luiz Müller
  • Secretaria de Saúde: Lilian Queiroz
  • Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço: Jair Luiz Kaufmann
  • Secretaria de Assistência Social: Marlene Kroth Haas
    (Fonte: site Prefeitura)