Estudantes da SAP carregaram o Fogo Simbólico em antecipação à abertura da Semana da Pátria (Foto: Caco Villanova)
Estudantes da SAP carregaram o Fogo Simbólico em antecipação à abertura da Semana da Pátria (Foto: Caco Villanova)

Agora, é esperar pela Semana da Pátria, que acontece de 1º a 7 de setembro. No início da tarde dessa sexta-feira, 22, Mato Leitão recebeu o Fogo Simbólico, em ato solene junto ao Centro Administrativo. A Chama chegou pelas mãos da estudante destaque do Campeonato Escolar do Rio Grande do Sul (Cergs). A campeã da prova de pentatlo, Mayane Thiesen, adentrou ao Jardim das Orquídeas com a tocha, acompanhada de três colegas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua (SAP), do professor e coordenador da Oficina de Atletismo, Jackson Afonso Richter, e de comitiva da Liga da Defesa Nacional.

Mayanne entregou o Fogo Simbólico ao vice-prefeito Luciano André Vargas e ao coordenador da Liga, Paulo Ricardo Pereira, que acenderam a pira na presença de estudantes, professores, secretários e demais autoridades locais. Após apresentação da Banda Marcial, sob regência do professor Mateus Cassariego, o comandante do eixo Centro/Norte e integrante da Associação dos Legendários do 3⁰ Regimento de Cavalaria de Guardas de Porto Alegre destacou o ato inédito. Pela primeira vez, a Liga de Defesa Nacional chega a Mato Leitão com o símbolo máximo da Semana da Pátria.

Pereira Lembrou que a entidade foi criada em 1916, por iniciativa do poeta Olavo Bilac e, em referência ao ato patriótico, citou trecho de um dos seus trabalhos, denominado ‘A Pátria’: “Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança! Não verás nenhum país como este!”. Destacou, também, que a Liga está atuando em 11 eixos para atender a 306 municípios gaúchos. No futuro, segundo ele, a meta é incluir todas as cidades na programação.

Na ausência do prefeito Arly Sthör, que participava de reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), em Marques de Souza, ficou para o vice-prefeito dar as boas-vindas à Liga e à comunidade. Segundo Vargas, a presenta da entidade no município é carregado de simbolismo pátrio, de civismo e tradição. “O Fogo Simbólico lembra a importância do respeito e da responsabilidade na construção de um município melhor”, discursou.

A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Deporto, Simone Silberschlag, informou que o Fogo Simbólico permanecerá abrigado no Centro Administrativo, até a Semana da Pátria. Até a Semana da Pátria, permanecerá sob vigília de servidores municipais e Brigada Militar.

Chama Crioula

  • Um dia antes do Fogo Simbólico, outra solenidade cívica foi realizada junto ao Centro Administrativo. Na quinta-feira, 21, chegou ao município a centelha da Chama Crioula, trazida por tradicionalistas que participaram da Cavalgada da Integração.
  • A comitiva saiu de Caxias do Sul no domingo, 17, com objetivo de percorrer 200 quilômetros até Venâncio Aires, concluindo o trajeto neste sábado, 24. A comitiva integrou os CTGs Querência da Mata, de Mato Leitão, e Chaleira Preta e Lenço Branco, de Venâncio Aires.