A Folha do Mate arrematou dois prêmios no concurso da Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS). Além de a empresa conquistar o primeiro lugar de Gestão, com o projeto ‘Adiante, educação’, o jornalista Carlos Dickow, 38 anos, venceu o prêmio de Reportagem, com a matéria ‘Valorização do negócio e do ser humano: o segredo do sucesso da Refrimate’.

Publicada na edição de 29 de setembro, a reportagem aborda a trajetória do empresário Gilmar dos Santos Diefenthaler, a partir do tema do concurso da ADI: a valorização do empresário industrial. “A reportagem destaca o setor de refrigeração, que ganhou espaço ao longo dos últimos anos e é um exemplo de diversificação em Venâncio Aires, que, historicamente, tem a economia baseada na cultura do tabaco”, observa Dickow.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateDickow atua há 3 anos e meio na Folha do Mate
Dickow atua há 3 anos e meio na Folha do Mate

Natural de Cachoeira do Sul e com 17 anos de experiência na área jornalística, o profissional atua na Folha do Mate há 3 anos e meio. Em 2004, já havia conquistado o prêmio de Reportagem da ADI, quando atuava no Correio de Gravataí. “Estou muito feliz com esse reconhecimento e agradeço a disponibilidade do Gilmar Diefenthaler, que é o protagonista da história, para a elaboração desta reportagem.”

O diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke, destaca a satisfação com o reconhecimento estadual, nas duas categorias. “Os prêmios valorizam o trabalho de todos os profissionais da empresa. Já tínhamos vencido o prêmio de Gestão e o de Jornalismo Econômico da ADI, mas os dois juntos é a primeira vez”, comemora.

Além de conseguir apresentar um material de qualidade para nossos leitores, estamos sendo premiados em um concurso estadual. Isso reforça o compromisso de, cada vez mais, buscarmos um trabalho mais elevado.”

SÉRGIO KLAFKE

Diretor de Conteúdo

A conquista do prêmio de Gestão ocorreu por meio do Compromisso pela Educação, assumido pela Folha do Mate em outubro de 2017 e que deve se estender por 5 anos. Entre as ações da bandeira ‘Adiante – a educação como caminho’ estiveram a criação de um Conselho de Educadores, publicação de reportagens referentes ao tema e a realização do prêmio ‘Adiante, professor‘. A iniciativa, patrocinada pelo Sicoob, teve o objetivo de evidenciar e valorizar profissionais docentes que buscam fazer a diferença na educação.

>> 22 jornais de todo o Rio Grande do Sul integram a Associação de Diários do Interior.

Premiação

A entrega dos prêmios ocorre no próximo sábado, 3, durante o Congresso da ADI, em Santana do Livramento. Os diretores da Folha do Mate, Ricardo Silberschlag, Sérgio Klafke e Paula Carvalho participarão do evento, bem como a editora Letícia Wacholz e os jornalistas Carlos Dickow e Juliana Bencke.