O novo Conselho de Educadores da Folha do Mate tomou posse, no início da noite ontem, em cerimônia que marcou o encerramento do primeiro ano do Compromisso com a Educação, assumido em outubro do ano passado, quando a Folha do Mate completou 45 anos, e que deve se estender até 2022.
Além dos novos conselheiros, que atuarão ao longo de 2019, participaram do encontro na sede da empresa jornalística, integrantes do primeiro Conselho de Educadores, apoiadores do projeto e finalistas do prêmio ‘Adiante, professor’.
Com caráter consultivo, o Conselho tem o objetivo de indicar assuntos que possam ser abordados de editorialmente, sugerir ações e formas de o jornal contribuir de forma significativa com a educação. Neste ano, a principal ação da Folha do Mate junto ao Conselho de Educadores foi o prêmio ‘Adiante, professor’, que evidenciou profissionais docentes que buscam fazer a diferença na educação de Venâncio Aires.
Para a coordenadora do campus local da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e integrante do Conselho de Educadores 2018, Andréia Haas, a valorização dos professores foi um dos grandes destaques do trabalho. “A educação deve ser uma bandeira para mais do que 5 anos. Precisamos valorizar os professores, diariamente”, considera.
Queremos somar conhecimento, experiências e realidades diferentes. Por isso, a cada ano, trocamos o conselho, para que possamos conhecer novas realidades e pensar diferente. Estamos dispostos a ouví-los, receber críticas e sugestões e trabalharmos juntos dentro dos princípios definidos pelo primeiro Conselho de Educadores.”
PAULA CARVALHO
Diretora comercial da Folha do Mate
A importância da parceria com as escolas e da divulgação de histórias inspiradoras de professores e matérias que evidenciem a educação também foram destacados pelos conselheiros, como formas de contribuir com profissionais e instituições de ensino. “Falar sobre educação não é fácil. A escola precisa dessas redes, dessas parcerias”, salienta a professora de anos iniciais e de Sala de Recursos, Virgínia Aurora Schuck.
“Esse Conselho é uma porta para a educação. O professor precisa ser escutado, precisa desse abraço da comunidade. Acredito que através da educação podemos realizar mudanças no espaço em que estamos inseridos”, ressalta a professora de Geografia Silvania Inês de Carvalho, integrante do novo Conselho.
Novos conselheiros
– Ana Cristine Heinen Stertz- André Henckes- Erica Franck- Jair Luiz Pereira- Jair Paulo Freitag- Jussara Inês Herrmann Ferreira- Keula Maqueli Closs- Luana Schonarth- Luci Elaine Krämer- Silvania Inês de Carvalho
Conselho de Educadores 2018
– Andréia Haas- Ariete Rodrigues da Rosa- Elidiana Maria Busolli- Jaqueline Inês Chaves- Karla Naue- Marili Schonarth- Patrícia Alexandra da Silva- Samuel Hübner- Tiago Becker- Virgínia Aurora Schuck