Programar jogos e aplicativos para computadores e smartphones não é uma competência apenas de grandes empresas de tecnologia. A linguagem necessária para essa tarefa é acessível, e pode ser aprendida, inclusive, por crianças e adolescentes. é para estimular esse aprendizado, que a Folha do Mate lança o projeto ‘SmartCode’, uma série de cursos que irão ocorrer a partir de maio, nas terças-feiras, na sede da empresa jornalística.
Ministrados pelo professor, graduado em Ciências da Computação e mestre em Nanociências, Luiz Henrique Rauber Rodrigues, o projeto é dividido em dois cursos: o primeiro, para crianças de 8 a 12 anos, ensinará a desenvolver games com Scratch (computadores); o segundo, voltado a adolescentes de 13 a 16 anos, trabalhará a criação de aplicativos Android com App-Inventor (smartphones).
> Clique aqui para acessar o conteúdo do curso ‘SmartCode – Crie seus próprios games com Scratch’ – 8 a 12 anos.
> Clique aqui para acessar o conteúdo do curso ‘SmartCode – Crie seus próprios aplicativos Android com App-Inventor’ – 13 a 16 anos.
Ambos os cursos estão agendados para iniciar a partir de 2 de maio, e seguir até 11 de julho, totalizando 11 encontros semanais nas terças-feiras, em ambiente preparado para as atividades, com horários pela manhã e à tarde.
Como explica a diretora comercial da Folha do Mate, Paula Carvalho, o projeto, que vem ao encontro da bandeira Ano do Empreendedorismo, também busca se aproximar do público infantil e adolescente. “Percebemos que crianças e jovens dessa faixa etária estão inseridos de forma muito natural neste ambiente de games e apps”, explica.
O projeto SmartCode, portanto, aproveita a estrutura interna da Folha do Mate – a qual conta com ambientes amplos e adequados para receber o público externo -, para também contribuir com algo a mais na formação das crianças e adolescentes.
Entendemos que a temática empreendedorismo pode ser muito mais ampla, e que as novas tecnologias ainda estão sendo construídas. Como perguntar hoje, para uma criança de oito anos, que é a faixa etária inicial do curso, o que ela vai ser quando crescer? Com conteúdos como os disponibilizados no SmartCode, ampliamos as oportunidades e possibilidades”, comenta Paula.
Para se inscrever ou obter mais informações, é possível clicar aqui, ou escrever para [email protected]. As vagas são limitadas, sendo qua as turmas, com número previsto de dez alunos, serão formadas conforme a efetivação das inscrições.