A Folha do Mate promoveu neste sábado, 1º, café da manhã e um painel sobre Inovação na Agricultura, com produtores de Venâncio Aires. Os mais de 20 empreendedores rurais tiveram suas histórias contadas na Revista Perfil Socioeconômico 2018, lançada no dia 22 de novembro, e que teve como foco o setor primário. O evento contou com explanações do chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, do secretário municipal de Agricultura, André Kaufmann, e o prefeito Giovane Wickert.
De acordo com o diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke, o objetivo da atividade foi valorizar os cases que integraram a publicação e se destacam em diferentes segmentos agrícolas. “São pessoas de diferentes localidades do interior, que abriram as portas das suas propriedades para a equipe da Folha do Mate para falar do seu trabalho e de como buscam inovar na produção.”

Para o engenheiro agrônomo Vicente Fin, a inovação está, inclusive, na busca por novas culturas e forma de comercialização, embora o carro-chefe em Venâncio Aires ainda seja o tabaco. “Temos que fazer da oportunidade uma inovação, e a diversificação tem que estar aliada à diversificação”, salientou.
O chefe da Emater destacou, ainda, que a variedade de produtos agrícolas no município mostra a vontade de diversificar e empreender. Ao encontro disso, Wickert observou que a cultura do tabaco também é uma porta de diversificação, pela característica da pequena propriedade e a sazonalidade, possibilitando o complemento com outras culturas. “Precisamos ter uma visão de gestão na agricultura como em qualquer outra empresa, com organização, planejamento, conhecimento técnico e comercialização”, enfatizou.
Ao mesmo tempo, o prefeito ressaltou as possibilidades do cooperativismo em Venâncio, que deve ser fortalecido com o início das atividades das cooperativas Languiru e Cosuel no município. “Não estamos falando apenas de um negócio pontual, mas de tudo o que vem junto, da consciência e da força do cooperativismo para poder produzir mais.”
