A formatura dos 548 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar do primeiro semestre irá ocorrer entre os meses de agosto e setembro em Venâncio Aires.

Neste semestre, participaram estudantes do 3°, 5° e 7° das escolas da cidade e interior como 11 de maio, Monte das Tabocas, Alfredo Scherer, José de Oliveira Castilhos, Brígida Fagundes do Nascimento, Bennno Breuning, Leontina, Wolfram Metzler e Frida Reckziegel. De acordo com o instrutor, mentor do programa no município e soldado da Brigada Militar, Moisés Bica de Assunção, antes da formatura ainda é necessário realizar o processo de licitação para as camisetas dos alunos participantes.

De acordo com ele, para o 3° ano, o encerramento já ocorreu no mês de abril, pois as crianças aprenderam as lições do Proerd: regras, como estar seguro e como ser um bom cidadão. Os quatro encontros foram uma introdução ao programa. Já no 5° e 7° ano, tiveram materiais didáticos como os livros. “Tivemos um ótimo resultado com os estudantes. Eles assimilaram os objetivos e foram participativos”, destaca Assunção.

 O QUE é O PROERD?

O Proerd é a adaptação brasileira do programa dos Estados Unidos ‘Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E.’ que surgiu rm 1983. No Brasil, foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o país. Por meio do programa, policiais militares treinados e com o material didático (livro do estudante) desenvolvem uma capacitação.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as policias militares, educandários e famílias, no sentido de orientar para o não uso de entorpecentes e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistí-las.

 

Foto: Arquivo / Folha do MateTODO ANO PROERD FORMA ALUNOS DE ESCOLAS DA CIDADE E INTERIOR
Todo ano o Proerd forma alunos de escolas da cidade e interior