A conclusão do Ensino Médio é um momento muito esperado por todos os estudantes. Marca o encerramento de um ciclo e o início de uma nova etapa da vida. Em Venâncio Aires, as formaturas dos estudantes desta fase escolar movimentam o mês de dezembro.
Segundo a diretora do Colégio Gaspar Silveira Martins, Alana Roos, a conclusão da última turma tem um significado especial para os alunos, pois passaram muitos anos de suas vidas dentro da escola. Além disso, observa a diretora, nesse ano será permitido que os pais dos estudantes estejam presentes para vivenciar essa conquista com os filhos, visto que, a pandemia não permitiu que solenidades e confraternizações fossem realizadas no ano passado.
No município, o Colégio Bom Jesus abriu as comemorações no dia 10 deste mês. Na noite de ontem, 15, foi a vez da Escola Monte das Tabocas formar os alunos dos 3º anos. Seguindo o calendário, amanhã, 17, turmas de quatro escolas estarão em evidência, e assim, seguem os dias 18, 22 e 23 deste mês com a solenidade de conclusão. A exceção é da escola Crescer, da rede estadual, que não realizará solenidade. Ainda por conta da pandemia, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) realizará a formatura dos estudantes em maio de 2022.
Confira quais são as escolas, as datas de formaturas, quantidade de turmas e de alunos que concluem o Ensino Médio em Venâncio
Colégio Bom Jesus
Formatura: 10/12 Número de alunos: 35 Turma(s): 1
Escola Monte Das Tabocas
Formatura: 15/12 Número de alunos: 70 Turma(s): 3
Colégio Gaspar Silveira Martins
Formatura: 17/12 Número de alunos: 23 Turma(s): 1
Escola Adelina Isabela Konzen
Formatura: 17/12 Número de alunos: 30 Turma(s): 1
Escola Mariante
Formatura:17/12 Número de alunos: 16 Turma(s): 1
Escola Wolfram Metzler
Formatura:17/12 Número de alunos: 25 Turma(s): 2
Escola Frida Reckziegel
Formatura: 18/12 Número de alunos: 21 Turma(s): 1
Escola Cônego Albino Juchem
Formatura: 22/12 Número de alunos: 193 Turma(s): 7
Escola Sebastião Jubal Junqueira
Formatura: 23/12 Número de alunos: 22 Turma(s): 1
Escola Crescer
Formatura: Não haverá solenidade Número de alunos: 30 Turma(s): 2
IFSul
Formatura: previsão para maio de 2022 Número de alunos: 79 (matriculados) Turma(s): 3
Obs.: A quantidade de alunos formandos poderá variar, pois até o fechamento dessa edição, algumas reuniões dos conselhos de classes ainda não tinha sido realizadas.
Quadrigêmeos Brandenburg concluem ciclo e projetam fase profissional
Desde o nascimento, os quadrigêmeos Júlia, Gabriel, Mateus e Rafael Brandenburg, 17 anos, moradores de Linha Sapé, são notícia na Folha do Mate. Agora, não poderíamos deixar de registrar mais um momento especial de suas vidas: a formatura no Ensino Médio. Da pré-escola ao 5° ano, os irmãos estudaram na Emef Narciso Mariante de Campos, em Linha Tangerinas. Do 6° ao 9° ano, na Escola Estadual Ensino Fundamental Professor Pedro Beno Bohn, de Vila Arlindo, e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem, na região central de Venâncio Aires. Durante o período do Ensino Fundamental, os manos estiveram juntos em sala de aula. Nos três anos do Ensino Médio, eles acabaram sendo separados por conta da ordem alfabética das turmas.
Júlia conta que vai dar uma pausa até tirar a carteira de motorista, e pretende inciar um curso técnico de Enfermagem no próximo ano. Recentemente ela foi aprovada no vestibular para o curso superior em Enfermagem.
Gabriel irá para São Leopoldo cursar Teologia na Faculdade EST. Em fevereiro, ele passa a residir na cidade para que possa fazer o curso. Ele sempre quis seguir na área e o objetivo é se tornar pastor.
Mateus pretende procurar um emprego e aguarda a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O jovem ainda não sabe qual a carreira quer seguir, mas pretende ficar um período em casa ajudando os pais, Orlando e Cirlane Brandenburg, que são agricultores.
Rafael conta que ainda está em dúvidas, e por conta disso, vai ficar em casa ajudando os pais na agricultura até decidir o que ele vai seguir.
Os quadrigêmeos destacam que sempre estiveram muitos unidos e ligados, e que, durante o período em que estiveram trabalhando no Frigorífico Sapé, atuaram no mesmo setor. Além disso, com a ida de Gabriel para outra cidade, afirmam que vão sentir saudades, pois será a primeira vez que terão um dos irmãos morando longe.
“Estamos muito felizes com a formatura. Apesar de termos ficado juntos na escola desde o início, cada um de nós tem seu objetivo. Vamos sentir muita falta do Gabriel quando ele for estudar, mas sabemos que ele sempre quis isso.”
QUADRIGÊMEOS
LEIA MAIS