Ocorreu hoje, na Câmara de Vereadores, o 1º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades que debateu demandas para a formação de políticas públicas.
Segundo o presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (Faders) Roque Bakof o evento serve de fortalecimento para que, ainda mais, com energia possa se ir para a comunidade elevar esse nível de consciência. “A consciência vem de uma visão civilizatória, nós convivermos todos num coletivo é um beneficio para a sociedade”, afirma. Acessibilidade é para que qualquer indivíduo participe da vida. Com isso, complementa: “Inclusão é tê-lo [pessoas com deficiência] como integrante da comunidade.”
Bakot aproveitou para destacar sobre a importância da família participar e incentivar portadores de deficiência a participarem da vida, seja na realização de atividades extras ou aspectos educacionais. “Um Fórum como esse é de sensibilização e de afirmação.”