
Venâncio Aires - A carreata Ruas de Fogo proporcionou uma programação muito especial para a comunidade de Venâncio Aires, na noite deste sábado, 22. Integrando o 6º Festival de Balonismo, o grupo de balonistas saiu em frente à rodoviária, no bairro Cruzeiro, e passou pelas principais ruas da área urbana, entre Voluntários da Pátria, Osvaldo Aranha e Avenida Ruperti Filho. O público pôde prestigiar um show de luzes, com o acendimento dos maçaricos dos balões.
Em dois momentos, em frente à Igreja São Sebastião Mártir e na chegada ao campo da Assive no Parque do Chimarrão – onde um grande público se reuniu -, os balonistas ainda realizaram uma contagem regressiva e, simultaneamente, acionaram os maçaricos.
Entretenimento para a família
O casal Cleiton Inocêncio, de 36 nos, e Simone Vogt, de 38, acompanha o festival desde a primeira edição. Apesar do vento e do friozinho na noite deste sábado, estiveram no Parque do Chimarrão à pedido do filho, Pedro Henrique, de 8 anos, que é apaixonado por balões. Eles também acompanharam a chegada da carreata.
“Um momento muito especial, bem bacana para envolver a comunidade. Tem gente de outras regiões e estados que vêm para Venâncio Aires realizar apresentações. O festival diversifica muito o nosso setor cultural e é muito legal ver tanta gente assistindo”, destacou Cleiton.
Pedro Henrique afirmou que adora ver os balões voando. Ele já teve a oportunidade de entrar em um balão. “Os balões são bem bonitos. São grandes e coloridos”, disse.
Show Night Glow
Apesar da grande expectativa do público pelo show Night Glow dos Balões, as condições climáticas não permitiram que ele acontecesse, a exemplo dos voos que estavam previstos para a tarde. As fortes rajadas de vento, que chegaram a 40 quilômetros por hora, à tarde, e a 35 quilômetros por hora à noite, e inviabilizaram que os balões fossem inflados.
De acordo com o piloto venâncio-airense Sérgio Jung, para levantar voo, a velocidade ideal no solo é de 10 quilômetros por hora. “É muito difícil deixar o balão em pé com tanto vento e há risco de danificá-lo”, explicou Jung.

Apesar disso, como forma de reconhecimento ao público que lotou o entorno do campo da Assive, o piloto Luís Paulo Assis, de São Paulo, com apoio de demais balonistas e integrantes de equipes de apoio, inflaram o balão Bidú, para uma demonstração. O balão de formato tem 34 metros e já esteve nos Estados Unidos, Canadá, México e países da África.
O Festival de Balonismo de Venâncio Aires vai até este domingo, 23, no Parque Municipal do Chimarrão, com entrada gratuita. O evento conta com feira comercial, de artesanato e agroindústrias, diversas apresentações musicais e atrações para toda a família. No início da manhã serão realizadas provas do campeonato de balonismo, percorrendo o céu de Venâncio Aires. Os voos com saída do campo da Assive, no Parque do Chimarrão, estão previstos para as 16h.
