
A Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia Produtiva do Tabaco, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realiza nesta sexta-feira, 3, uma audiência pública em Venâncio Aires. O encontro está marcado para as 19h, na comunidade de Vila Arlindo, uma das principais regiões produtores de tabaco do interior do município. A reunião, aberta ao público, vai reunir produtores, lideranças regionais e representantes de entidades ligadas ao setor.
A pauta central será a avaliação da primeira safra após a implementação da Lei nº 15.958/2023, que assegura a classificação do tabaco diretamente nas propriedades rurais. Além disso, o encontro também pretende discutir novas demandas e estratégias para fortalecer a representação dos fumicultores na Assembleia Legislativa.
Segundo o deputado estadual Zé Nunes (PT), presidente da Frente Parlamentar, autor da lei e também presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia, o objetivo do encontro é avaliar todos os pontos sobre como foi esse processo de classificação na propriedade, entender o que funcionou e o que precisa ser aperfeiçoado. “Mas também vamos construir novas pautas dos fumicultores para a atuação da Frente Parlamentar no próximo período”, afirma.
Segundo Nunes, a audiência busca ouvir de perto a realidade de quem vive do cultivo. “Teremos a presença de representações dos fumicultores, Prefeituras, Câmaras de vereadores e lideranças. Mas, especialmente, queremos ouvir os produtores e produtoras de tabaco”, destacou o parlamentar.