Orlando Santos e os filhos Sílvio e Fernando receberam na tarde de hoje, durante reunião ocorrida na Prefeitura de Venâncio Aires, a autorização que faltava para o início da ampliação do negócio da família. O Frigorífico Breunig, tradicional empreendimento da cidade, que atualmente emprega 12 pessoas – metade delas familiares dos proprietários -, deve gerar até 15 novos postos diretos em, no máximo, dois anos. Este é o período estimado para que a nova planta da empresa, que terá um total de 1.850 metros quadrados, na localidade de Cerro dos Bois, interior do município, esteja concluída e operando a pleno.

Conforme Orlando Santos, o investimento chega a R$ 3 milhões e elevará a capacidade de abate do frigorífico de 30 para 200 animais por semana. A iniciativa possibilitará que o frigorífico ultrapasse as fronteiras municipais e comercialize seus produtos estado afora. Também durante o encontro de sexta-feira, os Santos confirmaram que farão o cadastro da empresa junto ao Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agroindustrial (Susaf) e construirão a nova planta de acordo com as exigências de órgãos de fiscalização e sanidade. Veterinário da Prefeitura, Daniel Terra Leite informou que assim que a empresa estiver com a documentação pronta, será indicada pelo Município para o mercado do Rio Grande do Sul.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, destacou a “bravura” dos empresários de Venâncio Aires, que segundo ele, assim como a família Santos, estão enfrentando as dificuldades deste período de enfraquecimento da economia com investimentos. Conforme Lawall, a ampliação do Frigorífico Breunig cumpre mais uma etapa da consolidação do Polo da Proteína no município. O secretário também comemorou a aposta da empresa no sentido de cumprimento das adequações para inserção no Susaf e disse ainda que o negócio tem envergadura para atendimento do mercado nacional. “Quem sabe em 10 anos tenhamos resultados como tivemos com o setor metalmecânico”, argumentou Lawall.

DUPLA VITóRIA – Para o prefeito Airton Artus, a confirmação da expansão dos negócios do Frigorífico Breunig traduz dupla vitória para o município de Venâncio Aires: “para a empresa, porque persistiu mesmo quando deparou com os embaraços burocráticos do setor público, e também da área pública, porque passa a contar com mais um empreendimento que foi planejamento e será implementado de acordo com as regras de sanidade”. O chefe do Executivo falou ainda que a crise será vencida com investimentos, pois somente dessa forma haverá geração de riqueza e renda. “Riqueza para ser distribuída entre as pessoas, e renda para que, com poder de consumo, possam completar a cadeia do setor produtivo”, concluiu Artus.