Quem saiu de casa ontem, 21, saiu de casaco. E aqueles que buscaram pelo agasalho ao sair na rua permaneceram com ele ao longo do dia. Na estação das folhas secas e temperaturas medianas, o clima chuvoso de ontem fez os venâncio-airenses vestirem roupas quentes, buscarem ainda mais pelo chimarrão e se prepararem para o frio do fim de semana.
A previsão sobre a temperatura amena do próximo sábado – que deve chegar a marca dos 4ºC – e os rumores sobre o recorde de frio para este inverno, tomaram uma proporção significativa. A Folha do Mate buscou informações com o professor de Agrometeorologia do Curso de Engenharia Agrícola e Coordenador da Estação Meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, que julgou as baixas temperaturas do período dentro da normalidade.
Segundo o profissional, a população já presenciou temperaturas ainda menores, no mesmo período. Em um passado não muito distante, comparado ao mês de maio de 2013. “A população pode esperar pelo frio no fim de semana, mas não é algo inédito. No dia 17 de maio de 2013, o Vale do Rio Pardo e Taquari registrou a temperatura de 2,7ºC. E o recorde de baixa temperatura no mês de maio, foi de -0,8ºC, no dia 31 de maio de 1929”, afirma.
Se o frio rende reclamações, aliando a chuva, os murmúrios são maiores. Ainda conforme Hoppe, apesar da expectativa sobre o El Niño ser de um grande volume de chuvas, o episódio que a região de Venâncio Aires se encontra é de chuvas abaixo da média para o mês de maio. “Para este mês, o normal de chuva é de 155mm e não estamos nem na metade deste número. Ou seja, nestes últimos meses nós estivemos um pouco abaixo da média”, relata.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 22/05/2014.