“Quando doamos sangue não sabemos para onde vai, mas sabemos que vamos estar ajudando alguém”, é o que afirma a enfermeira responsável do Vital Banco de Sangue, Daiana Keller.
De um simples gesto, cerca de três vidas podem ser salvas a partir da sua doação. Hoje, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue e para marcar a data, que tal torna-se um doador? é simples e rápido, afinal, são apenas 450 mililitros que podem ajudar a vida do próximo. Você precisa estar pesando acima de 50 quilos, estar bem alimentado, ter tido uma boa noite de sono e ter uma boa saúde. O processo que dura de trinta a quarenta minutos, pode auxiliar até três pessoas com a separação do sangue: Plaquetas, Chad (hemácias) e plasma.
De acordo com a enfermeira do Banco de Sangue, Daiana, é nesta época de frio que diminui o número de doadores aptos a doar devido as doenças oportunas do inverno, como, gripe, resfriado, renite, sinusite, dor de garganta e antibióticos.
A profissional destaca a importância da ação, que auxilia na manutenção da vida, “principalmente dos pacientes crônicos que estão hospitalizados a mais tempo e que precisam de doação com mais frequência”, salienta. Além disso, ela lembra que apesar de ajudar cria-se a sensação de cidadania, “de se sentir pertencente a uma comunidade, de fazer o bem ao próximo sem olhar a quem.”
Nesta semana, conforme informado por ela, o banco necessita, especialmente, de doações do tipo A negativo e O negativo. As doações podem ser feita no Vital Banco de Sangue, anexo ao Hospital São Sebastião Mártir, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min.
Três destinosApós coletado, o sangue é processado e separado, tornando-se três produtos diferentes. Ou seja, pode ajudar três pessoas diferentes. Daiana explica que o sangue doado é separado em plaquetas que duram cinco dias em temperatura ambiente; Chad (hemácias) que duram 35 dias em uma temperatura de 4º graus e as plaquetas que duram um ano em uma temperatura de -18º graus. A enfermeira explica que caso o estoque não seja utilizado dentro deste prazo, o material é descartado. Daiana reforça que geralmente o paciente utiliza apenas um destes produtos.
Objetivo da dataIntitulada em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data, comemora-se o aniversário de Karl Landsteiner, que recebeu prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.