O que iniciou como uma visita técnica se tornou a realização de um sonho para 52 famílias venâncio-airenses. Na tarde de ontem, os futuros proprietários, grupos em situação de vulnerabilidade, foram convidados pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social a conhecerem o terreno que está recebendo a construção de casas modulares no bairro Battisti.
Durante o encontro, o prefeito Jarbas da Rosa anunciou que os presentes haviam sido contemplados com as moradias no local. Um misto de surpresa e emoção tomou conta dos participantes, que comemoraram a notícia com lágrimas e abraços. “As casas estão em fase avançada, e pretendemos entregá-las até o fim do ano”, adiantou o prefeito.
Avaliação dos futuros proprietários
A jovem Larissa Santiago, que mora no bairro Battisti há três anos com os dois filhos, explicou que ser contemplada é gratificante. “É um sonho que se realiza. Resta agradecer a Deus pela bênção que estamos recebendo”, disse.
A mesma emoção foi resumida por Juraci Medeiros, moradora do bairro Coronel Brito. “Minha casa é alugada, e eu estava esperando há 12 anos. Moro apenas com minha filha, de 7 anos, e no caminho para cá já estava chorando de emoção. Eu não esperava por este momento”, afirmou.
João Francisco da Luz acompanhou o anúncio com o enteado. “Depois de quatro inscrições realizadas para participar de projetos habitacionais, este momento é muito importante. Moro no bairro Gressler, com o enteado e a esposa. Receber a notícia da casa própria é um sentimento indescritível”, considerou.
Felicidade
O sentimento de gratidão foi percebido nos olhos marejados das irmãs Janice Schuster e Clarice Schuster Schlosser. As duas moram em casas alugadas com os filhos, nos bairros União e Santa Tecla, respectivamente. “Tenho quatro filhos e sempre enfrentei muitas dificuldades. Estou muito emocionada. Sempre tive uma vida muito difícil. Cumpro o papel de pai e mãe dos meus filhos, e é um grande momento para nós”, comemorou Clarice.
Para Janice, que também vive de aluguel, o momento se resume a um dos mais importantes de sua vida. “O prefeito deu a notícia, e não tenho palavras para descrever tanta emoção. Moro com meus três meninos e minha menina. Agora, estamos muito felizes e na expectativa para morarmos aqui”, disse.
Critérios
No processo de seleção, as primeiras famílias chamadas foram aquelas que perderam as residências nas enchentes e aceitaram a mudança para o bairro. Contudo, como explicou a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, algumas optaram por não aderir ao programa neste momento. Por isso, as unidades habitacionais foram destinadas com base nos critérios previstos por lei, priorizando mulheres chefes de família, idosos, pessoas com deficiência e famílias com renda de até três salários mínimos e sem propriedade registrada em nome dos membros.
Ainda segundo a secretária, o que torna o projeto verdadeiramente especial vai além da construção das casas. “A partir de agora, vamos preparar as famílias para uma mudança que não é apenas de endereço, mas de vida. Essa entrega vai além do físico. Estamos trabalhando para que essas famílias tenham condições reais de construir uma nova história”, ressaltou.
Retomada
Ainda durante a oficialização dos nomes que vão receber as moradias, o prefeito Jarbas da Rosa falou sobre a retomada dos projetos habitacionais em Venâncio aires. As casas no bairro Battisti serão as primeiras entregues pelo Município, segundo ele, após 11 anos sem nenhuma iniciativa realizada nesse sentido.
“Estaremos entregando as 52 residências do bairro Battisti quase junto com os 112 apartamentos do Residencial das Lavandas, cuja lista também está sendo finalizada. Além disso, outros projetos estão em fase de licitação e obras, como nos bairros Brands e Estância Nova, e um novo condomínio no Santa Tecla”, destacou o prefeito.
Transparência
- Ao mesmo que ocorreu a divulgação dos nomes no local, a Prefeitura lançou no Portal da Transparência a lista de contemplados, junto com critérios de seleção e um link para eventuais denúncias.
- O secretário de Gestão e Governança, Tiago Quintana, destacou que o trabalho buscou trazer mais um canal para a comunidade acompanhar o processo. “Todos os projetos serão adicionados nessa plataforma, para que a comunidade possa fiscalizar e questionar, buscando que a política pública chegue a quem realmente precisa”, salientou.
Saiba mais
- As obras do programa habitacional ‘A Casa é Sua’ estão em estágio avançado, com prazo de entrega previsto para o fim do ano. A empresa MTX Construtora, de Palmitinho (RS), é responsável pela execução.
- Cada uma das 52 moradias tem 44 metros quadrados, com dois dormitórios, banheiro, sala integrada à cozinha e área de serviço. O modelo foi projetado para proporcionar funcionalidade, conforto e segurança, principalmente às famílias em situação de vulnerabilidade social.
R$ 6,2 milhões
é o valor investido pelo Governo do Estado e o Município na construção das unidades habitacionais.