Preparado à base de arroz e frango, o prato típico de Venâncio Aires, a galinhada, já conquista o visitante da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) ou mesmo os conterrâneos pelo cheiro. Mas é pelo paladar que o prato fideliza novos fãs. Nesta edição da Fenachim, a galinhada é preparada todos os dias para ser servida no almoço e também nas noites de sexta-feiras e sábados.
O prato é vendido pelo preço de R$ 10 no Espaço da Galinhada Bom Frango, local exclusivo e que comporta 200 pessoas.
O cardápio de opções gastronômicas na Festa com Sabor do Rio Grande é extenso. No entanto, existem aqueles visitantes que reservam a visita à festa para conhecer e saborear a tão famosa galinhada. Pela sexta vez consecutiva o animador Lizandro Souto, de 47 anos, participa da festa e confessa que nunca havia provado o prato típico do município. Questionado se repetiria disse que sim: “Eu, inclusive, fiz isso três vezes na primeira vez que provei”, conta, entre risos.
Conhecido entre os expositores da 15ª Fenachim e, principalmente, pelas crianças como palhaço Biscoitão, o morador de Santa Maria, a 169 quilômetros da Capital Nacional do Chimarrão, disse que nunca havia provado a comida e que em Venâncio é preparado de uma forma que não se encontra em sua terra natal. “Aqui, a comunidade se envolve no preparo e dá para perceber que eles fazem com amor. Lá em Santa Maria não se tem esse costume”, enfatiza.
Somente no primeiro dia de festa foram servidos aproximadamente mil pratos de galinhada. O que, para os coordenadores da gastronomia, Marione Reckziegel e Luis Felipe Barbosa da Rosa, é um número muito importante. “Significa que a comunidade gostou que esse prato foi adicionado ao cardápio de opções”.
Mesmo que diariamente um bom número de pessoas esteja buscando pela galinhada, a grande expectativa está voltada para o fim de semana, quando o maior número de visitantes deve circular pelo Parque do Chimarrão. É nesses dias também que uma equipe de cerca de 17 pessoas deve estar trabalhando, desde cedo, para que a galinhada seja preparada com ‘sabor da tradição’ para o público. Para o coordenador da galinhada, Gilberto Herdina, estar participando do preparo da galinhada na Fenachim é uma forma de demostrar orgulho ao prato típico de Venâncio Aires.
ESPAÇO REMODELADO
Para quem chega ao Espaço da Galinhada Bom Frango, ao lado do Ginásio de Exposições, não passa despercebido o aconchego que o local transmite. Na entrada, no lado direito, está o caixa principal onde é possível adquirir o bilhete por R$ 10 e comer à vontade. Já no esquerdo estão os panelões à vista para os visitantes. As mesas, ao centro, remetem ao estilo das nossas comunidades de bairros e interior, onde todos se acomodam em bancos, um ao lado do outro. Uma decoração charmosa, com garrafas e uma flor, completam o espaço.
Antes de receber essas mudanças, o pavilhão servia como local para as escolas de samba decorarem seus carros alegóricos e guardar alguns itens.