Em reunião realizada recentemente na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), representantes de municípios, empresas e instituições realizaram o planejamento da 14ª edição da ação Viva o Taquari Vivo. O movimento voluntário para preservação do rio Taquari e seus afluentes ocorre na manhã de 28 de março, a partir das 7h30min. O programa é realizado simultaneamente nos municípios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires.
O “Viva o Taquari Vivo” foi criado, originalmente, pela Acil para construir uma nova relação da sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência “preservacionista” na região. Atualmente, a mobilização é campanha de cunho regional, com forte apoio comunitário, sendo buscado como benchmarking e seguido como exemplo de iniciativa em defesa do ambiente em geral.
ÚLTIMA EDIÇÃO
Na última edição, realizada em abril de 2019, a iniciativa teve a participação de mais de 700 voluntários que recolheram cerca de 3,6 mil quilos de de lixo das margens e leito do rio. No total das 13 edições, foram retiradas mais de 43 toneladas de lixo por 6, 5 mil voluntários.
ADESÃO
Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária devem entrar em contatO com a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo telefone 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.
Fonte: AI Acil