Inicia hoje, a 22ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aires. As atrações começam a partir das 8h, com apresentações culturais e contação de histórias. Contudo, um bate-papo com o patrono e escritor cearense Bráulio Bessa, às 19h30min, no Ginásio Poliesportivo, marca a abertura oficial do evento, que tem como tema deste ano ‘Ler aproxima’.
A maior festa da literatura do município, agendada para ocorrer de 28 a 31 de outubro, ocorre no Parque Municipal do Chimarrão, de forma presencial. Mas, algumas atrações também serão divulgadas virtualmente através das páginas do Facebook do Sesc de Venâncio Aires, Prefeitura e Feira do Livro. As programações com as escolas, agendadas para quinta e sexta-feira, e o bate-papo com o patrono Bráulio Bessa, na quinta-feira, às 19h30min, serão transmitidas ao vivo pelo Facebook.
De acordo com o agente de Cultura e Lazer do Sesc de Venâncio Aires, Jeferson Ferreira Lima, neste ano, em função dos protocolos sanitários contra a Covid-19, foi preciso selecionar algumas escolas do município para terem acesso às atrações no Galpão Morada Velha, do Parque do Chimarrão, para evitar aglomerações. “Por meio das transmissões on-line conseguimos atingir as outras crianças e demais pessoas, que não poderão comparecer no local”, salienta.
Ele também reforça que as pessoas interessadas em assistir de forma presencial o bate-papo com o escritor e patrono Bráulio Bessa devem garantir o ingresso com antecedência. É preciso fazer a entrega de um alimento não-perecível, na sede do Sesc de Venâncio Aires, localizada na rua Jacob Becker, número 1.676.
Conforme Lima, as expectativas para a realização da 22º edição da Feira do Livro são positivas. “Poucos municípios da nossa região irão realizar a Feira do Livro de forma presencial, como Venâncio Aires. Por isso, a expectativa é que tenhamos um grande público, que será recebido dentro dos protocolos sanitários, contra a Covid-19”, destaca. Ele reforça que, neste ano, a Feira do Livro contará com a participação de vários escritores de outros municípios da região, que farão o lançamento de suas obras, durante a programação da festa literária. “Um espaço será reservado para a participação de escritores de Venâncio Aires e demais escritores convidados, para a realização de um bate-papo”, convida.
Para os quatro dias do evento, já está confirmada a participação de cinco livrarias, sendo que quatro são oficiais e uma será de escritores locais. As estandes ficarão expostas nos quiosques na entrada do Parque, para possibilitar o acesso às obras e a circulação de pessoas.
Protocolos sanitários
Na terça-feira, 26, os prefeitos da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) aprovaram o protocolo sanitário para a realização do evento triplo, que contempla a Feira do Livro, a escolha das soberanas da Fenachim e o Festival Gastronômico, agendado para este fim de semana, no Parque do Chimarrão.
As pessoas que comparecerem no Parque, durante os eventos, deverão apresentar a carteira de vacinação e manter o uso de máscaras. Além disso, será realizada a testagem de todos os colaboradores, aferição da temperatura e a manutenção do distanciamento entre o público circulante. O protocolo foi elaborado para os eventos com público estimado de seis mil pessoas, em quatro dias.
Uma admiradora do autor e da obra de Bráulio Bessa

A venâncio-airense Romilda Emília Möhler, 80 anos, é fã número um do escritor cearense e patrono da 22ª Feira do Livro, Bráulio Bessa. A leitora sempre gostou de poesia e, desde que conheceu o trabalho do autor, em uma apresentação no programa Encontro, de Fátima Bernardes, na Rede Globo, passou a admirá-lo ainda mais. “Sempre gostei de poesia e, quando vi os livros dele em uma vitrina, fiquei curiosa para ler”, afirma Romilda, que há aproximadamente 40 anos mora em Santa Cruz do Sul.
Como gostava muito do escritor, a filha a surpreendeu com a obra ‘Poesia com Rapadura’, a qual guarda com muito carinho. “Quando ganhei o livro, em poucos dias li tudo. Quando a gente pega uma obra que gosta, fica curiosa para saber mais e mais”, comenta a leitora.
Ela argumenta que já leu vários livros, mas ficou mais atraída pela obra de Bráulio Bessa. “Volta e meia eu pego o livro de novo para ler”, diz a leitora, que amanhã, irá completar 81 anos. “Se eu conhecesse ele [Bráulio] pessoalmente, na 22ª Feira do Livro de Venâncio Aires, seria um grande presente de aniversário”, afirma.
Bate-papo com patrono, shows e atrações culturais
• Durante o dia de hoje, serão realizadas várias atrações culturais direcionadas às crianças da Educação Infantil, Anos Iniciais e comunidade em geral. A animação com Vivandeiros da Alegria, Histórias para brincar, com a escritora Léia Cassol, Contação de História “Toninho Pescador”, com Pedro Marodin e Sexteto Tempero Brasil integram a programação, que será marcada pela participação do patrono e escritor Bráulio Bessa, em um bate-papo, às 19h30min, no ginásio Poliesportivo.
• Já na sexta-feira, 29, a programação será para os adolescentes de Anos Finais e comunidade em geral, com apresentações da literatura e rock, literatura em quadrinhos e literatura de terror. Neste dia, também ocorre o 12º Concurso Literário de Venâncio Aires e a apresentação do Grupo Alphorria, que preparou um repertório especial para a animação da festa. O show irá contemplar música nacional e internacional. A festa literária é muito significativa para a ONG, que participa do evento desde a fundação da instituição.
• A premiação do Concurso Literário também ocorre na sexta-feira. Serão contemplados 27 trabalhos, entre desenhos, poemas e trabalhos da comunidade. Ao todo, 101 trabalhos de escolas municipais, estaduais e particulares participaram do concurso. A premiação ocorre durante a cerimônia, às 19h, no Galpão Morada Velha, no Parque do Chimarrão. O primeiro lugar de todas as categorias receberá troféu e medalha. Segundos e terceiros colocados ganharão medalhas.

Programação
Quinta-feira, 28
Manhã
• 8h – Abertura da Feira
• 8h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
• 9h – Histórias para brincar com a escritora Léia Cassol
• 10h – Contação de História – “Toninho Pescador” com Pedro Marodin
• 11h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
Tarde
• 13h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
• 14h30min – Histórias para brincar com a escritora Léia Cassol
• 15h30min – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
• 19h – Sexteto Tempero Brasil
• 19h30min – Abertura oficial do evento e bate-papo com o patrono Bráulio Bessa
• 22h – Encerramento das atividades do dia
Sexta-feira, 29
• 8h – Abertura da Feira
• 8h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
• 9h – Literatura e Rock com Vinícius Rodrigues
• 10h30min – Literatura em quadrinhos com Vinícius Rodrigues
Tarde
• 14h30min – Literatura de Terror com Vinícius Rodrigues
• 15h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria
• 17h – Contação de História – “Toninho Pescador” com Pedro Marodin
• 18h30min – 12º Concurso Literário de Venâncio Aires
• 19h30min – Apresentação do Grupo Alphorria
• 22h – Encerramento das atividades do dia
LEIA MAIS: