5 motivos para viajar ao Rio Grande do Sul nas férias

-

Se você ainda não escolheu o 30 de viagem para as próximas férias, considerar o Rio Grande do Sul pode ser uma excelente ideia. Ao contrário do que muita gente pensa, por lá, há atrações e programações para turistas em todas as estações do ano.

Por todo o estado, o que não faltam são passeios, para as mais diversas idades e perfis de turistas. Não importa se você pretende viajar sozinho, com toda a família, amigos ou com o seu par, o Rio Grande do Sul tem opções para todo mundo.

Uma grande vantagem do estado é que, mesmo as cidades menores, costumam ter uma ótima rede de hotéis e restaurantes, além de um povo famoso por sua hospitalidade. A seguir, fizemos uma lista com os cinco principais motivos pelos quais você deveria visitar à terra dos gaúchos.

As paisagens

Por lá, há cenários difíceis de serem encontrados em outros estados do país, como os pampas gaúchos. Além disso, há várias regiões com cachoeiras, lagos de águas cristalinas, cavernas, dunas e praias.

Se você vai viajar de carro, as estradas, cheias de hortênsias, são uma atração à parte. As construções coloniais, algumas bastante antigas e com traços europeus, dão um charme a mais às características naturais da região. Uma das paisagens mais visitadas e encantadoras são os cânions e desfiladeiros do Parque dos Aparados da Serra, na divisa com Santa Catarina.

Os vinhos

Nesse ponto, a região da Serra Gaúcha se destaca, já que o clima favorece o cultivo de uvas. Por lá, é possível visitar várias vinícolas tradicionais, além de degustar os vinhos, acompanhados de queijos e salames, também produzidos na região.

O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é a região mais procurada por quem quer conhecer e apreciar a bebida. O passeio de Maria Fumaça, com degustação de vinhos, é um programa imperdível.

A história

O Rio Grande do Sul é um estado que respeita e mantém muitas tradições de sua origem. Nos Centros de Tradições Gaúchas é possível conhecer um pouco mais sobre isso, com apresentações de dança e comidas típicas. Também há muitos museus que fazem o visitante se sentir no século passado, quando os primeiros colonizadores italianos chegaram à região.

Um passeio imperdível para quem gosta de história é o Caminhos de Pedra, uma rota turística rural. Durante os 12 quilômetros, na região de Bento Gonçalves, o visitante encontra várias paradas que remontam a tradição italiana, com muitas construções e hábitos preservados até hoje.

A gastronomia

Quem pensa que no Rio Grande do Sul só tem churrasco, está muito enganado. Essa é mesmo uma especialidade da região que vale a pena provar, mas quando o assunto é gastronomia, o estado tem muito mais.

Por lá, existem ótimos restaurantes e cantinas, especialmente, italianas. São receitas originais trazidas pelos colonizadores e preparadas como manda a tradição. Dá para se sentir na Europa, sem sair do Brasil.

Extra: o chimarrão

A bebida pode ser encontrada em todo o país, já que os gaúchos gostam tanto que levam a tradição por onde vão. No entanto, não dá para falar de Rio Grande do Sul sem falar dela.

Além de apreciar um bom chimarrão, no Rio Grande do Sul, é possível conhecer mais sobre a história da iguaria, já que há vários museus com essa temática, além de aprender o jeito certo de consumir a erva.

O clima

É lá onde faz mais frio no país e, dependendo da época, pode até nevar. Além disso, em Gramado, existe um parque dedicado a esse tema. No Snowland, tem neve o ano todo e é possível praticar esportes de inverno. As crianças adoram, mas os adultos também.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido