Igreja erguida em homenagem a Santo André, em Linha Andréas, foi restaurada em 2024.
Ocorre no próximo sábado, 21, uma missa festiva da Comunidade Católica de Linha Andréas, em Venâncio Aires. O evento será realizado a partir das 14h e vai marcar os 50 anos de inauguração da capela Santo André, que passou por uma grande obra de revitalização em 2024.
Durante a missa, será apresentada a linha do tempo da comunidade e haverá participação do Coral Misto da Associação de Leitura e Canto Jovialidade. A missa festiva será presidida por dom Aloísio Alberto Dilli e cocelebrada pelo padre Pedro Bernardo Rockenbach.
O professor Jones Fernando Richter, um dos nomes que encabeçou o projeto de revitalização, destaca a satisfação de ver a igreja restaurada. “Só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de encabeçar uma obra de tal envergadura, trazendo vida novamente a esta igreja. Agradecer, principalmente, ao presidente da comunidade e ao engajamento de tantas pessoas nas contribuições para que a revitalização se realizasse integralmente. A casa de Deus está com vida nova e no dia 21 queremos celebrar este momento com uma missa festiva.”
Atualmente, a diretoria da Comunidade Santo André, de Linha Andréas, é composta pelo presidente Claudio José Richter, pelo secretário Fernando José Siebeneichler e pelo tesoureiro Márcio Francisco Henckes. A comunidade é atendida pelo pároco da Paróquia Santa Catarina, de Linha Brasil, padre Pedro Bernardo Rockenbach.
A reforma da Capela Católica de Linha Andréas
Além da troca do telhado e novo ripamento da estrutura da cobertura, houve lavagem das paredes externas e internas; conserto e restauração de rebocos, substituição de calhas, além de algumas portas e venezianas e troca de vidros quebrados; substituição do forro e alçapão na torre; pintura externa e interna; pintura dos bancos originais; novos ladrilhos hidráulicos na superfície do antigo altar; canaletas na fiação elétrica interna; reforma do muro frontal, escadaria de acesso e construção de muro lateral; drenagem, canalização na lateral e fundos do prédio; e ajardinamento. Uma empresa de Lajeado foi responsável pela obra.
O valor investido é de R$ 114,3 mil e demandou uma grande mobilização. Além dos recursos com parte do lucro das festas intercomunitárias, da anuidade dos quase 100 associados da comunidade católica e coleta das missas, houve doações espontâneas dos moradores e empresários.