Em virtude da pandemia de coronavírus, muitos eventos tiveram que ser cancelados ou adiados, para evitar aglomerações de pessoas e a disseminação da doença. Contudo, a tradicional Festa de São Sebastião Mártir, agendada para janeiro de 2021, irá ocorrer em Venâncio Aires, de acordo com os protocolos de segurança.
Segundo o padre Rodrigo Eduardo Hillesheim, a programação religiosa, assim como as missas e a peregrinação, entre outras atividades, serão mantidas. Já os festejos populares que ocorrem no Pavilhão São Sebastião Mártir devem ser repensados, de acordo com o cenário da doença. “A comissão de festas, juntamente com os casais festeiros e o Conselho Paroquial, estará pronta para as mudanças que forem necessárias. É mais fácil cancelar os festejos populares quando estiverem próximos de ocorrer, do que organizar uma festa deste nível na última hora”, explica o padre Rodrigo.
Ele acrescenta que, se for preciso limitar, restringir e cancelar as bandas – já que, até o momento, não pode haver dança -, isso será feito pela organização. “Caso isso ocorrer, precisamos estar preparados e pensar em novas alternativas para o evento religioso”, afirma. Desde a realização do jantar de lançamento da ação entre amigos, no dia 30 de outubro, os organizadores estão mobilizados com a venda das rifas, para a concretização da 145º edição da festa religiosa, que será marcada em tempos de pandemia. “Estamos comemorando a festa do padroeiro da paróquia e do município. Mais do que nunca, esta celebração deve ocorrer, porque São Sebastião Mártir é o protetor das pestes, como esta que estamos vivendo”, reforça.
Peregrinação
A peregrinação religiosa que integra a programação alusiva ao padroeiro terá início no dia 26, às 18h, na Igreja Matriz, com a missa solene de envio das bandeiras e imagem com o padroeiro. As visitas às comunidades ocorrem neste mesmo dia, a partir das 20h. Nossa Senhora dos Navegantes, Linha 17 de Junho e Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Emília, serão as primeiras contempladas.