Residência de Julia Siencia e Marcos Arnemann chama atenção de quem passa por Vila Santa Emília (Foto: Arquivo pessoal)
Residência de Julia Siencia e Marcos Arnemann chama atenção de quem passa por Vila Santa Emília (Foto: Arquivo pessoal)

Venâncio Aires - A chegada do mês de dezembro e a proximidade do Natal já tomaram conta da residência de Julia Siencia, 39 anos, e Marcos Arnemann, 45, em Vila Santa Emília, no interior de Venâncio Aires. Há três anos, o casal se dedica a transformar o próprio lar em um verdadeiro espetáculo de luzes, chamando a atenção de quem passa pela localidade.

Julia é professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn, em Mato Leitão, e Marcos é técnico em refrigeração na Refrimate.“Sempre gostei de Natal. Decorar a casa com luzes é desejar que essa energia boa de Jesus nos guie no próximo ano. Também é uma forma de agradecer por todas as coisas boas que aconteceram durante o ano. É uma mistura de fim de ciclo, com gratidão, e o desejo de que o próximo seja iluminado e abençoado. Antes, enfeitávamos as casas dos nossos pais. Agora, na nossa casa, este será o terceiro ano”, destaca Julia.

Personagens do presépio também fazem parte do cenário

Marcos complementa: “Enfeitar a casa com luzes significa iluminar o lar com esperança, alegria e a promessa de dias melhores. As luzes simbolizam paz, renovação e o espírito acolhedor dessa época tão especial”, considera.

Nove mil lâmpadas na decoração

A montagem da decoração é feita com calma e muita paciência. Neste ano, o casal começou os preparativos logo após o feriado do Dia de Finados, em 2 de novembro.“Iniciamos pelas molduras das aberturas e depois fomos acrescentando o que já tínhamos dos anos anteriores. Por fim, criamos novos detalhes”, explica Marcos.

Até o momento, cerca de nove mil lâmpadas já foram instaladas. E não são apenas luzes: personagens do presépio também fazem parte do cenário, desde Maria, José e o menino Jesus, até ovelhas, um burro que está quase pronto e um Papai Noel. Um grande balão iluminado, a 11 metros de altura, anjos sobre o telhado e um pinheirinho feito de taquara com presentes completam o encanto.

A decoração não passa despercebida. Como a casa fica de frente para um campo aberto, muitos motoristas diminuem a velocidade para admirar. Alguns chegam a estacionar para observar cada detalhe mais de perto. Nas redes sociais, as fotos compartilhadas também geram grande repercussão.

No ano passado, o casal participou do concurso que elege a casa mais luminosa de Venâncio Aires, venceu. “Ganhamos com a colaboração de muita gente que votou. E este ano vamos participar novamente”, conta Marcos, fazendo referência ao concurso de decoração natalina ‘Minha Casa Brilha’, promovido pela Prefeitura de Venâncio Aires e que recebe inscrições até este sábado, 13.

Na casa de Marcos e Julia, a decoração permanecerá até depois do Dia de São Sebastião Mártir, comemorado no dia 20 de janeiro, quando o casal aguarda a visita da ‘bandeira do Bastião’, com a casa ainda iluminada. Só após esse momento tradicional eles começam a desmontar tudo e guardar para o próximo ano.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos