Antes da emancipação de Vale Verde, Hilberto Kellermann, 69 anos, já havia instalado a primeira oficina mecânica na localidade de Vila Mellos. O empreendimento da família foi inaugurado há 45 anos, para prestar serviços neste segmento às pessoas que residiam naquela região. “Naquela época, era tudo estrada de chão, a rua principal ficava por dentro de Vila Mellos e não tinha asfalto. Havia alguns moradores, mas ficavam todos espalhados”, recorda o mecânico aposentado.
Segundo ele, como foi a primeira oficina mecânica de Vila Mellos, muitas pessoas vinham de longe à procura dos serviços. “Nós fazíamos de tudo um pouco, não tínhamos hora para trabalhar. Às vezes, os clientes nos tiravam da cama para consertar pneu”, relembra Kellermann, que é natural de Candelária, onde o pai tinha uma mecânica.
Desde a adolescência, ele queria trabalhar no ramo e, em 1976, decidiu investir no próprio negócio, em Vila Mellos. Primeiramente, o empreendimento estava localizado na rua principal (atual Ferraria do Ivo). Com o aumento da procura pelos serviços, a família adquiriu um terreno e construiu o próprio estabelecimento, próximo ao trevo principal de acesso ao município, onde está até hoje.
Evolução
No local, foi construída a casa da família e o espaço pequeno para a mecânica. No entanto, no decorrer dos anos, a Mecânica Kellermann foi acompanhando o desenvolvimento do município e passou a ampliar os serviços prestados. “Deixamos a borracharia para fazer chapeação, pintura e mecânica. Compramos um guincho para oferecer serviços para particulares, empresas de seguros e para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Mas era muito compromisso e depois desistimos”, afirma o aposentado, que pretende encerrar com a oficina até o fim do ano, para ficar apenas com o guincho, para prestar serviços aos particulares e se dedicar à criação de abelhas.
“As coisas vão modernizando e a gente não consegue acompanhar tudo”, observa o empresário, que é casado com Loni Kellermann, 70 anos, e pai de Marlei, Rafael e Fernando. Os dois primeiros já atuam em outras profissões, mas Fernando trabalha com o pai. Nestes últimos anos, Kellermann observa a evolução de Vale Verde. “O município vem crescendo em tudo, principalmente na produção agrícola”, avalia o empresário.