
m abaixo-assinado, disponível em diversos estabelecimentos comerciais de Venâncio Aires, busca dar força ao Projeto de Lei nº 4.695/2025, apresentado pelo deputado federal Giovani Cherini (PL/RS). A proposta visa oficializar o reconhecimento ao município como a Capital Nacional do Chimarrão.
A mobilização local é liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A vice-presidente da Aturrchim, Rejane Rüdiger Pastore, explica que o projeto representa a concretização de um anseio do município. “Temos como símbolo a bebida típica dos gaúchos, nosso maior patrimônio, o chimarrão, que agrega valores: a amizade, a hospitalidade, a partilha e o entendimento. A aprovação vai projetar Venâncio como destino turístico nacional e internacional”, avalia.
Embora o documento não seja um requisito obrigatório para a tramitação da lei, o objetivo é endossar o projeto e demonstrar o apoio popular. Para participar do abaixo-assinado, é necessário preencher nome completo, documento de identificação e telefone, além de assinar a lista. Folhas estão disponíveis, por exemplo, na Prefeitura e Câmara de Vereadores.
Projeto foi reapresentado em 2025
A iniciativa permite transformar em lei federal um título pelo qual a cidade já é conhecida em todo o Brasil. O texto foi reapresentado pelo deputado Giovani Cherini na Câmara dos Deputados no dia 22 de setembro. A proposta original havia sido apresentada em 2012, mas a tramitação não avançou na época e o texto acabou arquivado.
Na justificativa atual, o projeto cita o pórtico de entrada e diversos marcos locais que celebram essa identidade, como o Parque do Chimarrão e a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), criada em 1986 e consolidada como um dos maiores eventos culturais do estado.
“Oficializar este título é prestar uma merecida homenagem a um povo que tão alto tem colocado o saudável e tradicional costume de beber um bom chimarrão, fortalecendo a identidade cultural não apenas de Venâncio Aires, mas de todo o nosso Rio Grande do Sul”, destacou o deputado na justificativa da proposta.
Conforme Cherini, o projeto está em tramitação nas comissões para análise e, posteriormente, seguirá para votação. O objetivo é obter a aprovação no começo de 2026, garantindo que o município ostente o título oficial durante a celebração da Fenachim 40 Anos.
Venâncio ainda não tem o reconhecimento em lei federal, mas já é reconhecida no Rio Grande do Sul como a ‘Capital Nacional do Chimarrão’ desde 2009, por meio da Lei Estadual nº 13.281, também de autoria de Giovani Cherini, que foi deputado estadual.