pórtico venâncio aires bem-vindo à capital nacional do chimarrão
Foto: Renan Zarth/Terra FM

m abaixo-assinado, disponível em diversos estabelecimentos comerciais de Venâncio Aires, busca dar força ao Projeto de Lei nº 4.695/2025, apresentado pelo deputado federal Giovani Cherini (PL/RS). A proposta visa oficializar o reconhecimento ao município como a Capital Nacional do Chimarrão.

A mobilização local é liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A vice-presidente da Aturrchim, Rejane Rüdiger Pastore, explica que o projeto representa a concretização de um anseio do município. “Temos como símbolo a bebida típica dos gaúchos, nosso maior patrimônio, o chimarrão, que agrega valores: a amizade, a hospitalidade, a partilha e o entendimento. A aprovação vai projetar Venâncio como destino turístico nacional e internacional”, avalia.

Embora o documento não seja um requisito obrigatório para a tramitação da lei, o objetivo é endossar o projeto e demonstrar o apoio popular. Para participar do abaixo-assinado, é necessário preencher nome completo, documento de identificação e telefone, além de assinar a lista. Folhas estão disponíveis, por exemplo, na Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Projeto foi reapresentado em 2025

A iniciativa permite transformar em lei federal um título pelo qual a cidade já é conhecida em todo o Brasil. O texto foi reapresentado pelo deputado Giovani Cherini na Câmara dos Deputados no dia 22 de setembro. A proposta original havia sido apresentada em 2012, mas a tramitação não avançou na época e o texto acabou arquivado.

Na justificativa atual, o projeto cita o pórtico de entrada e diversos marcos locais que celebram essa identidade, como o Parque do Chimarrão e a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), criada em 1986 e consolidada como um dos maiores eventos culturais do estado.

“Oficializar este título é prestar uma merecida homenagem a um povo que tão alto tem colocado o saudável e tradicional costume de beber um bom chimarrão, fortalecendo a identidade cultural não apenas de Venâncio Aires, mas de todo o nosso Rio Grande do Sul”, destacou o deputado na justificativa da proposta.

Conforme Cherini, o projeto está em tramitação nas comissões para análise e, posteriormente, seguirá para votação. O objetivo é obter a aprovação no começo de 2026, garantindo que o município ostente o título oficial durante a celebração da Fenachim 40 Anos.

Venâncio ainda não tem o reconhecimento em lei federal, mas já é reconhecida no Rio Grande do Sul como a ‘Capital Nacional do Chimarrão’ desde 2009, por meio da Lei Estadual nº 13.281, também de autoria de Giovani Cherini, que foi deputado estadual.

Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.