Ações do Desassorear RS seguem por sanga na rua Silveira Martins

-

Iniciados na terça-feira, 18, os trabalhos de limpeza das sangas e do arroio Castelhano em Venâncio Aires, por meio do Programa Estadual de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), estão sendo finalizados na sanga do Cambará e iniciarão, nos próximos dias, na sanga sem denominação, que inicia na rua Silveira Martins, no bairro União.

O objetivo é realizar o desassoreamento e a limpeza de sangas, canais de drenagem e de sistemas pluviais afetados pela enchente. Para isso, a Capital do Chimarrão foi contemplada com R$ 646 mil do programa estadual, revertidos em serviços de maquinários. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, está sendo aberto o caminho ao lado das sangas para que o maquinário consiga acessar os cursos d’água e fazer o trabalho de desobstrução e remoção de material. “Começou a ser realizado na sanga do Cambará, nas proximidades do campo do Onze Unidos e segue até encontrar o arroio Castelhano e, posteriormente, continua nas demais sangas”, explica.

Limpeza foi realizada nas proximidades do campo do Onze Unidos e em pontos do Acesso Grão-Pará (Foto: Leonardo Pereira)

Limpeza da sanga e do arroio

Serão seis pontos para desassorear no arroio Castelhano e sangas que desembocam no manancial. Os trabalhos percorrerão 17,5 quilômetros, que incluem os 12,5 quilômetros que tiveram o desassoreamento iniciado pela Prefeitura no ano passado e outros 4.958 metros das sangas.

Em agosto de 2024, a Secretaria de Meio Ambiente começou a limpeza e desobstrução de 42 pontos do arroio Castelhano – entre o bairro São Francisco Xavier e o Passo da Cananéa -, com a utilização de escavadeiras hidráulicas terceirizadas. A retirada tem foco em três tipos de materiais: sedimentos (como areia e lodo), galhos e troncos de árvores e resíduos (lixo).

Pontos contemplados pelo Desassorear RS

• Trecho da sanga do Cambará início junto a ponte na rua Pedro Grünhauser

• Sanga sem denominação que inicia na rua Berlim da Cruz – bairro Morsch

• Sanga sem denominação próxima à quadra 575 do bairro Morsch

• Sanga sem denominação, próxima a Avenida Ruperti Filho – bairro União

• Sanga sem denominação que inicia na rua Silveira Martins – bairro União

• Arroio Castelhano em toda a extensão urbana



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido