Em 36 horas, a chuva que começou ainda na noite de quinta-feira, 6, e seguiu durante a madrugada deste sábado, 8, acumulou cerca de 120 milímetros em Venâncio Aires. A informação é da Defesa Civil do município, que segue alerta às condições do clima.
“Estamos monitorando desde a madrugada e a água está baixando. Verificamos a parte mais baixa da cidade e a região serrana, em Vila Deodoro, acompanhando aquele morro próximo à Santinha, na ERS-422. No Castelhano, a água está escoando bem e acreditamos que, com a parada da chuva, não vai subir tanto quanto em junho”, informou o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira.
A reportagem circulou por alguns pontos da cidade no início da manhã de hoje e não observou problemas graves. A sanga do Cambará, no bairro União, está com nível bastante elevado, mas não há alagamentos nas ruas. Já ao longo do acesso Grão-Pará, há bastante água sob as galerias e sobre os campos. No entanto, o arroio Castelhano corre dentro ‘da caixa’.
Para hoje e domingo, 9, a previsão indica uma trégua na precipitação em Venâncio, mas a instabilidade volta a partir de segunda, 10, em grande parte do Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil do Estado, os volumes podem alcançar até 150 milímetros em alguns municípios do Vale do Rio Pardo.
Em Venâncio Aires, o WhatsApp da Defesa Civil é o 51 93505-5953. Também é possível acionar o 193 do Corpo de Bombeiros para qualquer emergência.