
Venâncio Aires -
Após 11 meses de aulas, cinco Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e cinco Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Venâncio Aires concluíram os cursos técnicos do programa ‘Saúde com Agente’. O curso, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Secretaria Municipal de Saúde, realizou a solenidade de formatura na última terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores, com muita emoção entre formandos e familiares.
Na presença do prefeito Jarbas da Rosa, amigos e colegas de trabalho, o programa “Saúde com Agente”, foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Em Venâncio Aires, é a segunda capacitação concluída para Agentes de Saúde, sendo a primeira em conjunto com Agentes de Endemias. De acordo com a preceptora que acompanhou a capacitação, enfermeira Nilse Gemelli, o intuito é capacitar para que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre as informações coletadas nas residências e possam orientar, já nas visitas, sobre o cuidado preventivo de saúde
Formaram-se Técnico no Combate às Endemias, Elton Gomes da Silva, Amanda Rodrigues, Fabiana Lopes, Joseph Matheus Kaufmann e Patrícia Tatiana Dietrich. Já as Agentes de Saúde graduadas são: Ignez Maria Schneider, Marieli da Silva, Ana Marta da Silva, Janice Fernanda Arend e Angélica Margarete da Silva Cittolin.
Na oportunidade, além de certificar os servidores formados, o prefeito Jarbas da Rosa destacou a importância da categoria de agentes na saúde pública, sendo eles os únicos que entram na casa das pessoas e conhecem, de fato, as realidades das famílias venâncio-airenses. Ele lembra que a formação tem o objetivo de melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária.