Alemão visita Venâncio e prestigia a 150ª Festa do Bastião

Venâncio Aires recebeu, na manhã deste sábado, 17, a visita de Johannes Marschke, de 71 anos. Natural da região de Brandemburgo, na Alemanha, ele aproveitou a passagem pelo município para participar da 150ª Festa de São Sebastião Mártir, onde fez questão de provar o tradicional ‘pastel do Bastião’.

A visita foi acompanhada pelo advogado, professor e consultor Rafael Gessinger – que presidiu a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS; pelo professor de história em Santa Cruz do Sul, Nasário Eliseu Bohnen; e também por Fabrício Bohn.

Como Marschke não fala português, contou com o auxílio dos acompanhantes para a tradução. Segundo o professor Nasário, o alemão visita Venâncio Aires e municípios vizinhos periodicamente desde 2005, com o propósito de pesquisar e difundir a cultura germânica preservada no Sul do Brasil.

O objetivo de Marschke é estreitar as relações entre a região e a Alemanha, que compartilham tradições semelhantes. O dialeto falado em solo gaúcho, embora apresente variações desenvolvidas pelo tempo e pelo convívio familiar, mantém raízes alemãs.

“Lá na Alemanha, muitos não sabem da nossa existência. Por isso, precisamos olhar para o passado com orgulho, observar o momento atual e projetar intercâmbios entre os dois países, o que já está sendo feito”, pontua Bohnen. “Eles desconhecem que, do outro lado do oceano, ainda se fala um dialeto que é de lá”, complementa o professor.

O diretor de Conteúdo do Grupo Folha do Mate, Sérgio Klafke, também acompanhou a recepção e relembrou passagens anteriores de Marschke pela região, reforçando a continuidade desse intercâmbio cultural.

Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.