Desde o início do ano, está aberto o prazo de inscrições para alistamento militar obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino, nascidos em 2003 e que completam 18 anos em 2021. O prazo se encerra no dia 30 de junho. A prestação de serviço militar tem duração mínima de 12 meses.
Depois do alistamento, o jovem participa de três inspeções. Na primeira etapa, ocorre a avaliação de um médico e um dentista. O menino pode ser dispensado caso tenha graves problemas de saúde que dificultem a movimentação de membros, com apresentação de laudo médico comprovando a incapacidade. Também são dispensados jovens com deficiências e problemas dentários. Na segunda inspeção são dispensados jovens com problemas sociais, ou seja, aqueles que são os únicos responsáveis pelo sustento da família. E os meninos que chegam até a terceira inspeção passam ainda por um exame de aptidão física. Após, os jovens podem ser incorporados ou dispensados do serviço militar.
No caso da dispensa, o jovem recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), e participa de uma cerimônia em que se compromete a se apresentar futuramente, caso necessário. Já os meninos que estejam cursando medicina, farmácia, medicina veterinária ou odontologia, podem pedir o adiamento de corporação, ou seja, podem finalizar a graduação para depois servir na área em que estiverem formados.
Jovens que não comparecem na inspeção de saúde ficam em situação de refratário, ou seja, devem ir até a Junta Militar mais próxima para regularizar sua condição, pagar a multa e realizar todo o processo novamente. Até que a situação não seja normalizada, o jovem fica em débito com o serviço militar e não pode participar de concursos públicos, não será empregado por empresas que exigem o CDI, não recebe diploma de conclusão em universidades e não pode obter o passaporte, por exemplo.
Inscrições para alistamento
- As inscrições devem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br. É necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone.
- Após preenchimento do formulário, o jovem pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.
- Jovens que não têm acesso à internet podem se dirigir até a Junta Militar, para utilizar computador no local e contar com auxílio para realizar o alistamento. Para isso, devem portar os documentos necessários e e-mail.
- A data da primeira inspeção é disponibilizada pelo cadastro on-line e as demais são repassadas pela Junta Militar.
LEIA MAIS: