Os estudantes do 4º ano 2 da Escola Estadual de Ensino Médio Crescer desenvolveram um projeto no qual estudaram a captação, reaproveitamento e filtragem da água. Por meio do trabalho coordenado pela professora Carine Larsen foi possível desenvolver os conhecimentos em Ciências e Geografia, principalmente, já que além das atividades em sala de aula, a turma percorreu o bairro Coronel Brito, onde está localizada a escola, para pesquisas de campo. O projeto intitulado ‘Acquapura: sustentabilidade hídrica através da captação, reaproveitamento e filtragem’ foi escolhido após a etapa municipal para participar da Mostra Regional de Projetos da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na semana passada, em Santa Cruz do Sul. A apresentação do trabalho nas etapas municipais e regionais da Mostra foi feita pelas representantes da turma Yzadora Ambos e Thamyres da Rosa.
A proposta de trabalhar sobre a temática da água foi feita pela professora, que escolheu devido à abrangência possível por meio do assunto. “Começamos com um passeio pelo bairro para verificar o que chamaria mais a atenção deles. Ali percebemos quantas coisas podíamos descobrir sobre o tema”, comenta. Carine afirma que todo o projeto foi conduzido de acordo com as curiosidades dos estudantes, para que pudessem conhecer mais sobre o processo.
Duas casas do bairro chamaram mais a atenção dos estudantes por terem sistema de coleta de água da chuva pelas calhas. Da mesma forma, eles notaram a água desperdiçada pelos aparelhos de ar condicionado. “A partir disso vimos que a escola tem um potencial enorme e nos concentramos em um primeiro momento em coletar a água dos condicionares de ar”, diz. A água coletada dos equipamentos é utilizada para a limpeza da escola.
Os alunos também confeccionaram filtros com o intuito de poder utilizar a água da chuva após a coleta. “Eu notei que tudo que eles aprenderam conseguiram levar para casa. Torná-los conscientes do bem que estavam fazendo era um ponto crucial do projeto e fazê-los protagonistas no desenvolvimento também, foi algo que conseguimos alcançar”, complementa Carine.
Maquete
Os estudantes também confeccionaram uma maquete da escola com materiais reciclados e também da casa ‘do futuro’, levando em conta sistemas de reaproveitamento de água. “Tudo foi ideia deles, com base no que visualizaram no bairro e no que estávamos trabalhando”, afirma a professora.