Alvaro Pegoraro recebeu de Ricardo e Asuir uma placa em homenagem aos 40 anos de trabalho na empresa. (Foto: Roni Müller)
Alvaro Pegoraro recebeu de Ricardo e Asuir uma placa em homenagem aos 40 anos de trabalho na empresa. (Foto: Roni Müller)

O café da manhã desta segunda-feira, 7, foi especial para a equipe da Folha do Mate e Rádio Terra FM. Em comemoração surpresa, colegas festejaram os 40 anos de empresa de Alvaro Pegoraro, de 57 anos. Ele iniciou a trajetória na empresa jornalística em 1981, ainda na adolescência, aos 13 anos e, após saída de alguns anos para se dedicar ao futebol e futsal profissional, voltou para ficar de vez na Folha, em 1988.

Pegoraro é conhecido pela atuação na cobertura da área policial, mas já passou por praticamente todos os setores da empresa. Começou entregando jornais de bicicleta e, após prestar o serviço militar, em 1988, foi contratado para remontar os anúncios nas páginas. Por um período, chegou a vender anúncios publicitários. Também ajudou a fazer os fotolitos e levar para a impressão em Santa Cruz do Sul.

Alvaro Pegoraro (à esquerda) no início da sua trajetória na Folha do Mate. (Foto: Arquivo pessoal)

Mas foi no início da década de 1990 que começou a atuar como repórter. A partir daí, continuou aprendendo cada vez mais. Passou pela transição da máquina de escrever para o computador e da câmera de filme para a digital. Em 2009, iniciou o curso tecnólogo em Fotografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), se formando em 2013, se habilitando como fotógrafo profissional.

Na homenagem feita na manhã de ontem, Pegoraro agradeceu a oportunidade que foi dada por Asuir Silberschlag, sócio-proprietário da empresa. “Comecei a trabalhar na madrugada e passei por quase todos os setores do jornal. Aprendi a ser fiel à empresa, acompanhei o crescimento dela, sou grato por estar aqui e pela surpresa”, comentou.

Silberschlag destacou o empenho de Pegoraro durante os 40 anos de empresa. “Foi importante ter abraçado a Folha do Mate. Nós construímos isso tudo juntos, o Alvaro ajudou a fazer isso”, reforçou. Ele ainda ressaltou as evoluções acompanhadas por Pegoraro, como as formas de trabalho e as máquinas usadas no processo. “Que possamos continuar com credibilidade, para ter um jornal e uma rádio cada vez melhores”, declarou. O diretor administrativo e filho de Asuir, Ricardo Silberschlag, reafirmou a importância de Pegoraro na empresa, o que justifica a merecida homenagem ao profissional.

Colegas surpreenderam Alvaro Pegoraro com um encontro para o café da manhã de ontem. (Foto: Caco Villanova)