A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) divulgou na tarde deste domingo, 21, um comunicado no qual celebra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que viabiliza o retorno da cogestão entre Estado e municípios. “O sistema compartilhado é essencial, pois considera as peculiaridades de cada município e região do estado, tanto no aspecto sanitário quanto econômico”, destacou a associação.
A entidade já está encaminhando, com o apoio da equipe técnica do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) a revisão do seu plano de cogestão regional, considerando as mudanças nos protocolos. “Aguardamos a publicação do novo decreto do governo do Estado para envio da documentação”, esclareceu a Amvarp.
O comunicado ainda reforça que a partir desta segunda-feira, 22, a região do Vale do Rio Pardo passará a adotar as novas regras da bandeira vermelha no modelo do Distanciamento Controlado. “Ressaltamos que a região segue classificada como bandeira preta, de alerta máximo, e por isso é fundamental que a população colabore respeitando os protocolos e seguindo as orientações de cuidado e prevenção”, destaca o comunidade emitido pela associação.