As advogadas Ana Lúcia e Nara Inês Landim seguiram a mesma profissão e trabalham em parceria. Desde 1986, Ana começou a atuar na área do Direito. Na época, já contava com o apoio da irmã, Nara, que auxiliava como estagiária e que, a partir de 1990, também se formou e passou a exercer as atividades no mesmo escritório.
A inspiração em seguir a área surgiu da admiração que as duas irmãs tinham pelo irmão, Pedro Moacir Landim, advogado trabalhista, que sempre lutou pelos direitos da classe trabalhadora.
O trabalho em conjunto fez com que as advogadas conquistassem vários desafios e uma parceria consolidada. Ana Lúcia foi a primeira mulher negra advogada no município, um duplo desafio, ainda mais por ter iniciado em uma época em que era uma profissão predominantemente masculina, exigindo uma superação diária.
“Acredito que um dos maiores desafios, atualmente, está ligado às questões tecnológicas que, principalmente no período de pandemia, que fez com que todos tivessem que se repaginar às exigências do momento”, destaca Ana.
Nara reforça que os desafios fazem parte da rotina, pois o Direito deve acompanhar as mudanças culturais e políticas, exigindo grande adaptabilidade dos profissionais. “A advocacia é árdua e apaixonante. Além de ser uma das profissões mais antigas, é indispensável para a administração da justiça”, complementa.
Para elas, a presença das mulheres na advocacia é muito importante para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. “Embora haja uma estrutura garantindo uma igualdade de gênero, existe ainda um longo caminho a ser percorrido, pois o mundo do Direito é ainda muito masculino. As mulheres seguem compartilhando agenda profissional, somada à pessoal e familiar”, observa Nara. Segundo Ana, o olhar feminino, em determinados momentos, faz toda a diferença para dirimir conflitos. “A luta por reconhecimento e igualdade precisa continuar e avançar”, afirma a profissional.
Para elas, dividir o mesmo espaço foi sempre muito bom e tranquilo, pois existe uma troca profissional e afetiva, que estimula resultados satisfatórios para os clientes.
A principal área de atuação das profissionais é a advocacia trabalhista e as áreas cível e previdenciária.
LEIA MAIS: