Calçada foi interditada por conta do estado de deterioração da marquise do prédio (Foto: Alvaro Pegoraro)
Calçada foi interditada por conta do estado de deterioração da marquise do prédio (Foto: Alvaro Pegoraro)

Venâncio Aires - Cedido por 20 anos para a Prefeitura de Venâncio Aires, o antigo prédio do Sine, localizado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Barão do Triunfo, no Centro da Capital do Chimarrão, deve passar, em breve, por uma transformação. O espaço, que até 5 de dezembro era de responsabilidade do Governo do Estado, vai ser a casa de um hub de inovação e economia criativa, ideia praticamente pioneira na região, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann.

“Será um espaço compartilhado, onde startups e empresas de base tecnológica, de base de inovação, poderão fazer esse uso sem custo. Nós também já pensamos em alguns laboratórios, espaços makers com impressora 3D para que empresas possam prototipar os seus produtos durante o desenvolvimento deles. A ideia é que seja um espaço realmente colaborativo, onde as empresas possam estreitar relacionamento. Muitas vezes, no setor empresarial, a solução de um problema de uma empresa está logo ao lado, a partir de uma empresa vizinha. Nesse mundo da inovação, a colaboração é muito importante”, explica Hüttmann.

Sonho de consumo

O prédio é um ‘sonho de consumo’ da pasta desde o meio do ano passado, conta o secretário. A ideia de um hub de inovação já existia há tempos, mas faltava, justamente, um espaço. Então veio a possibilidade de pedir a cedência ao Estado, já que estava abandonado. “No mundo da inovação, é muito comum que estes espaços voltados ao setor nasçam em prédios antigos, fábricas desativadas, como é o caso do Instituto Caldeira, em Porto Alegre”, cita.

Após a sinalização positiva do prefeito Jarbas da Rosa, Hüttmann iniciou as tratativas com o Estado. O primeiro e-mail foi enviado no dia 25 de setembro. Desde então, a negociação foi longa e precisou de insistência por parte da Administração Municipal e de garantia para algumas condições impostas pelo Executivo gaúcho, como a manutenção da Casa do Artesão, vinculada à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), onde está — no primeiro andar.

A oficialização só veio no dia 5 de janeiro, em documento publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), com a confirmação da cedência do espaço por 20 anos para a instalação de um hub de inovação e economia criativa. O texto ainda cita “fins de funcionamento de um coworking, maker lab, incubação de startups, espaços para oficinas e eventos e núcleo de economia criativa”.

Próximos passos

Agora caberá à Prefeitura montar o projeto de reforma do prédio, que deverá passar por profundas alterações: “Com certeza, vai precisar de uma intervenção bem grande, porque, como o espaço estava parado há mais de três anos, a gente vai precisar fazer troca de todo o telhado, parte elétrica, hidráulica, para depois implantar, de verdade, o hub de inovação e economia criativa no Centro”.

Depois do projeto, será necessário angariar recursos para viabilizar a reforma. Embora o processo todo ainda esteja nos primeiros passos de uma caminhada que pode levar anos, Hüttmann afirma estar otimista com as possibilidades. “Eu sempre fui um entusiasta da inovação, então acredito que este pode ser um grande apoio no desenvolvimento da economia”, conclui.

Prédio interditado

  • O antigo prédio do Sine voltou à pauta pública recentemente. A Prefeitura notificou, no fim de novembro, mais uma vez, o Estado, pedindo providências por conta da marquise, que apresenta estágio avançado de deterioração.
  • À época, eram muitas as reclamações de pedaços de concreto e azulejo que caíam sobre o passeio público, na rua Barão do Triunfo.
  • Com a cedência confirmada no início do ano, a responsabilidade passou para o Executivo municipal, que interditou a calçada no dia 7 e anunciou que contratará uma empresa para fazer a remoção completa da marquise e das sacadas.
  • Além disso, o escritório da Emater/Ascar, que ficava no segundo pavimento, se mudou e agora passa a atender em um imóvel localizado no bairro Cidade Alta.
Juan Grings

Repórter

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.