Apae lidera programação durante a Semana da Pessoa com Deficiência

-

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires vive momentos especiais e de muita reflexão e conscientização desde quarta-feira, 21, quando iniciou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A primeira atividade envolveu uma hora cívica, dentro da escola, na qual cada turma apresentou trabalhos realizados a partir do tema proposto para o evento neste ano – ‘Nossa história: quem somos e o que fazemos’.

Na quinta-feira, 22, foi realizada uma roda de conversa aberta à comunidade e às famílias de alunos e pacientes da Apae. A atividade sobre a temática ‘Apae Venâncio Aires: quem somos e o que fazemos’ foi mediada pela fonoaudióloga Josiane Felin e também pela terapeuta ocupacional Francini Jacques de Souza. As duas profissionais atuam na instituição da Capital Nacional do Chimarrão.

Nesta sexta-feira, 23, a ação foi voltada aos alunos, com uma sessão de cinema em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura. Para este sábado, 24, está previsto o Dia da Família, no ginásio da Apae de Venâncio Aires, localizada na rua Félix da Cunha, 970, no Centro. A programação contará com merenda comunitária, apresentação do grupo de danças alemãs Die Schwalben e apresentação dos estudantes com a peça teatral ‘Nossa história: quem somos e o que queremos’.

O evento ocorrerá das 8h às 11h. “É um momento para trocar ideias, conhecer as outras famílias e socializar”, salientou a diretora da Apae, Grazieli Winkelmann. Ela participou do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1, na quarta-feira, 21, para divulgar a programação.

Encontro de Apaes

O ponto alto da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será na próxima terça-feira, 27, quando ocorre, na Sede Campestre da Apae, o 18º Encontro Regional do 8º Conselho das Apaes. De acordo com a diretora Grazieli, esse será um importante momento de formação para as equipes. A ação não é aberta à comunidade nem aos usuários do serviço.

De 270 a 280 – É o número de pessoas atendidas pela Apae em Venâncio Aires. São 177 alunos que frequentam a escola e cerca de 90 pessoas vinculadas à clínica e à parte de assistência social.

Neste dia, estarão na Capital do Chimarrão cerca de 220 colaboradores de Apaes de Cruzeiro do Sul, Lajeado, Estrela, Encantado, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Taquari e Arvorezinha, além da equipe local. A programação iniciará às 8h30min, com credenciamento e recepção com café. A abertura está prevista para as 9h.

Às 10h será realizada a palestra ‘Movimento Apaeano: menos estresse e mais saúde’, com a escritora e palestrante Cristiane Hinterholz, que é especialista no desenvolvimento do comportamento resiliente. Também haverá almoço, momento de descontração e, durante a tarde, o segundo momento da palestra. “É um espaço de aprendizados e trocas”, reforçou Grazieli. O encontro regional ocorre em formato de rodízio entre as Apaes do 8º Conselho.

33 – É o número de funcionários efetivos da Apae de Venâncio Aires. Além disso, a equipe conta com três profissionais terceirizados, três voluntários e recebe o auxílio voluntário do grupo das Amigas da Apae.

“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um momento importantíssimo no movimento Apaeano, pois traz assuntos e conteúdos a respeito da defesa, garantia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência, além de conscientizar para a prevenção do preconceito e discriminação.”

GRAZIELI WINKELMANN

Diretora da Apae

Saiba mais

• Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, na quarta-feira, 21, a diretora da Apae de Venâncio Aires, Grazieli Winkelmann, relatou que todos os meses a instituição avalia de quatro a cinco crianças ou adolescentes e a maioria necessita realizar acompanhamento no local.

• “Hoje, na parte escolar, não temos mais vagas. A demanda é bem grande. Precisaríamos ampliar a estrutura, mas sempre temos que pensar que, uma vez ampliado esse espaço, ele precisa ser mantido. Precisa de mais funcionários e mais recursos. Temos necessidade de ampliação, mas sempre trabalhamos com o pé no chão”, destacou. Além da Capital do Chimarrão, a Apae atende moradores de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido