São 37 casos confirmados em Venâncio desde o começo do ano (Foto: Pexels/Divulgação)
São 37 casos confirmados em Venâncio desde o começo do ano (Foto: Pexels/Divulgação)

Com 37 casos confirmados em 2025, a Vigilância Sanitária e Ambiental monitora a situação envolvendo o mosquito Aedes aegypti em Venâncio Aires. Recentemente, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu alerta para a necessidade de intensificar a fiscalização, notificação e reconhecimento de casos suspeitos. No ano passado, foram 2.303 casos confirmados no município.

O período de transição entre a primavera e verão – com elevação das temperaturas e as chuvas irregulares – favorece a proliferação do mosquito. Até o momento, é mantida somente a circulação do sorotipo Denv1 no município, apesar de Santa Cruz do Sul ter os sorotipos Denv 1 e 2, e em Lajeado a circulação dos sorotipos Denv 1,2 e 3.

Por isso, o alerta do Cevs busca a identificação e o manejo adequado dos casos, especialmente por parte dos profissionais da saúde, além de garantir a comunicação com a vigilância epidemiológica e ambiental para fortalecer as ações de controle.

Entre as atividades que serão retomadas já nas próximas semanas, está a aplicação de inseticida em pontos estratégicos no município para combater o mosquito. “Já está acontecendo também o atendimento de denúncias para a verificação de possíveis pontos propícios para criadouros, com o objetivo de eliminar o maior número de pontos de proliferação do mosquito”, informa a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental, Cristiane de Jesus Ferreira.

Os Agentes de Combate às Endemias seguem realizando outras ações preconizadas na Diretriz Nacional para Prevenção e Controle da Dengue. Entre elas, está o monitoramento por ovitrampas, que está sendo realizado desde 2022 e em pontos estratégicos no município.

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.