O pequeno Davi Turcatto Becker é um dos venâncio-airenses que recém iniciam sua trajetória, no município que completa 130 anos. Amanhã, o filho da professora de Educação Física Simoni Turcatto, 33 anos, e do mecânico Júnior Simão Becker, 35 anos, completa um mês de vida.
Acesso à educação, garantia de emprego e vivência comunitária são alguns dos aspectos que fazem a família moradora de Linha 17 de Junho ter certeza de que este era um local ideal para Davi nascer e crescer. “Me sinto acolhida aqui, me sinto em casa”, garante
Simoni, que é natural de Passa Sete, interior de Sobradinho, e mora há quase 15 anos em Venâncio. “Fui recebida de braços abertos”, destaca ela, que participa, junto do marido, do grupo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Die Schwalben. “Sou de origem italiana, mas a cultura alemã me encanta. O grupo é uma verdadeira família”, define Simoni.
Foi justamente em uma apresentação do grupo que o casal viveu um momento inesquecível. Durante a turnê realizada pelo grupo na Alemanha, em 2016, Júnior fez o pedido de casamento. “Foi quando completamos 10 anos juntos. No ano passado, quando comemorávamos 14 anos, eu tive a oportunidade de retribuir a surpresa, quando contei que estava grávida”, lembra Simoni.
O sonho do casal se tornou realidade com a chegada de Davi, às 8h02min do dia 12 de abril, com 3,425 quilos e 49,5 centímetros. “Ele foi muito esperado, muito planejado. Terminei a faculdade, construímos a nossa casa e planejamos a gravidez. Foi tudo no seu tempo. Escolhemos morar no interior ”
Educação em Venâncio Aires
O acesso à educação é um dos aspectos que recebe atenção especial da família de Davi, pensando no futuro. Venâncio Aires conta com instituições de educação que oferecem desde o berçário até o Ensino Médio, Técnico e Superior, em estabelecimentos públicos e privados.
No Ensino Superior, o município conta com campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), além de polos de Educação a Distância (EAD) do Centro Universitário Uninter, da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Unopar, Uniasselvi e La Salle. Além disso, Venâncio conta com o Senai, Colégio Erico Veríssimo e é a única cidade do Vale do Rio Pardo a contar com um campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).
LEIA MAIS:
Há 130 anos, a Freguesia de São Sebastião se tornava município de Venâncio Aires