
Venâncio Aires - Quatro décadas após compartilharem o dia a dia da vida militar, ex-integrantes da turma de 1985 da 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada (13ª Cia Com. Mec.), sediada em São Gabriel, voltaram para o Forte de Caxias para uma visita. O encontro ocorreu no dia 18 de outubro e marcou os 40 anos desde o período em que o grupo prestou serviço militar.
Na época, 87 jovens oriundos de diferentes cidades, entre elas Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Progresso, Teutônia, São Gabriel, Caçapava do Sul e São Sepé, formavam o efetivo de recrutas. Quarenta anos depois, 37 desses ‘irmãos de farda’ se reencontraram, junto com quatro sargentos e um cabo que também integravam o efetivo em 1985.
Para alguns, foi a primeira vez de volta ao Forte de Caxias desde a baixa, em dezembro daquele ano. Determinados a participar, muitos viajaram longas distâncias, vindos de estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Ceará, para reviver o momento.

Conforme relato de um dos venâncio-airenses que participaram do momento, Astério Wagner, a recepção foi organizada pelo atual comandante, capitão Victor Kumm, que preparou uma homenagem especial, com as viaturas da companhia dispostas em frente ao quartel e um café da manhã de boas-vindas. “Entre os momentos mais marcantes, esteve o descerramento de uma placa comemorativa na galeria da unidade, com os nomes e fotos da turma”, diz.
Outro momento de muita emoção do encontro foi a entrada em formação dos veteranos, com toque de corneta e comandos militares, que depois de 40 anos, ainda lembravam com precisão. O reencontro terminou com um almoço de confraternização. Houve ainda amigo secreto e uma mensagem ecumênica.
Essa não foi a primeira vez que o grupo se reuniu. Desde 2017, os integrantes realizam encontros anuais, sendo o primeiro deles em Venâncio Aires, com 11 participantes. Hoje, contam também com um grupo de WhatsApp onde compartilham mensagens constantemente.