A Secretaria Estadual de Logística e Transportes fez constar, no Diário Oficial do Estado de ontem, a aprovação do projeto para a construção de uma ponte de concreto armado na ERS-422, em Linha Brasil, nas proximidades da Haas Madeiras. A execução da estrutura vai ser viabilizada por meio do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico do Estado do Rio Grande do Sul (PIAA-RS) e tem por objetivo o financiamento para um vão livre de 10 metros, comprimento total de 12 metros e largura de 10 metros.
A obra está orçada em R$ 685.065,60, sendo que R$ 307.309,94 serão bancados pela Prefeitura de Venâncio Aires e o resto deduzido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Haas Madeiras. Empresa e Prefeitura têm 10 dias úteis para celebrar um termo de acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e o prazo para execução da obra é de até quatro meses.
O diretor da Haas Madeiras, Junior Haas, informou ontem que recebeu com alegria a informação de que a iniciativa foi contemplada. “É um presente de Natal adiantado, principalmente depois de tanto trabalho que este projeto envolveu. Sabemos que é apenas uma etapa, pois ainda temos que firmar a parceria com o Daer, fazer o projeto de incentivo junto à Prefeitura e levar à Câmara de Vereadores. Depois vem a construção, mas, de qualquer forma, é uma etapa que merece ser comemorada”, disse o empresário.
AGRADECIMENTOS
Ele destacou que, embora seja uma ponte relativamente pequena, o projeto se torna complexo, por conta da necessidade de muitas obras de engenharia. Haas agradeceu o empenho e dedicação das pessoas que trabalharam pela aprovação. “O vereador Gerson Ruppenthal foi quem articulou junto ao Município. O prefeito Jarbas da Rosa também viu valor no projeto e entendeu que era possível fazer esta parceria público-privada. O secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden, foi muito importante para achar os caminhos e entender o que poderia ser feito. No Governo do Estado, o ex-prefeito Giovane Wickert nos fez entender melhor quais eram as etapas que deveriam ser seguidas”, comentou.
“Essa aprovação é fruto de muitas mãos, de muitas horas de trabalho e dedicação de várias pessoas. Fico muito feliz de ver um diálogo de diversos atores em prol de um bem comum. É o que se quer para o Brasil: interesses unidos por um bem maior, que vai trazer benefícios para toda a sociedade.”
JUNIOR HAAS – Diretor da Haas Madeiras
Leia mais:
Governo abre consulta pública sobre vacinação de crianças contra Covid