Mais de três mil quilos de lixo eletrônico, 21 animais adotados e doações de materiais escolares, alimentos e até agasalhos, foi o saldo do primeiro Dia D, realizado neste ano pela Secretaria de Meio Ambiente, Gabinete da Primeira-dama e Ong Amigo Bicho, no último sábado. A programação que iniciou pela manhã e foi até às 16 horas, aconteceu na Travessa São Sebastião Mártir, teve avaliação muito positiva por parte dos organizadores.
A empresa Reciclo, de Santa Cruz do Sul foi parceira da ação, disponibilizando um caminhão que fez o recolhimento de 3.100 quilos de lixo. Conforme o proprietário, Farlei Astério Ertel, 80% do material foram aparelhos de televisão, também três geladeiras e demais materiais eletrônicos. O material agora passa por desmanche, segundo Ertel, e as peças são encaminhadas para as empresas recolhedoras. “Ofertar esse recolhimento é uma forma de dar destino correto ao descarte de material que pode ser tóxico ao meio-ambiente e às pessoas”, destaca o coordenador da ação, Geferson Ferreira, da Secretaria Municipal de Educação.
A ONG Amigo Bicho que promoveu a primeira Feira de Adoção do ano, promoveu através da programação a adoção de 21 animais. Quem também teve êxito no sábado, foi a equipe do Gabinete da Primeira-dama que angariou material escolar para a campanha de volta às aulas, inclusive notebooks e celulares, além de alimentos e agasalhos. “Pensamos em oportunizar às pessoas que querem colaborar, mas não conseguem nos procurar durante a semana, este espaço no sábado e deu super certo”, disse a primeira-dama Janete da Rosa.
LEIA MAIS: