Catadores se reuniram com o prefeito Jarbas (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Catadores se reuniram com o prefeito Jarbas (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Venâncio Aires - A Associação de Catadores da Vida, de Venâncio Aires, está em busca de reestruturação e de uma sede própria para a realização de suas atividades. Fundada em 2012, a entidade conta atualmente com 15 famílias cadastradas, que trabalham de forma organizada, utilizando uniformes e crachás de identificação, e buscam o reconhecimento da Administração Pública e da comunidade para seguirem suas atividades com segurança e formalidade. Durante reunião com o prefeito Jarbas da Rosa, direção e membros da Associação levaram suas demandas e garantiram apoio do Poder Público para ampliar sua atuação.

O grupo, que tem como principal fonte de renda a atividade de coleta, separação e comercialização de materiais recicláveis, com destaque para papelão e plásticos, destaca a organização dos catadores, que não podem ser confundidos com usuários de drogas ou vândalos que retiram materiais dos contêineres e deixam a cidade suja. “Nosso papel é de colaborar com a preservação ambiental e para a redução do volume de resíduos destinados ao aterro sanitário, além de gerar renda para as famílias envolvidas”, destaca o vice-presidente da associação, Ari de Melo.

Para garantir melhores condições de trabalho, armazenagem, capacidade de triagem e oferecer mais dignidade aos trabalhadores, a Associação busca o aluguel de um espaço próprio e para isso, conta com apoio da Administração Pública. O prefeito Jarbas da Rosa, ao reconhecer a importância social, econômica e ambiental do grupo, solicitou protocolo de projeto para que esse apoio seja firmado a partir de 2026. “Precisamos sim nos aproximar do grupo e é interesse de todos que o trabalho dos catadores aconteça de forma organizada e eficiente. Vamos verificar os prédios e locais aptos e avançar nessa demanda já no início do próximo ano”, concluiu o prefeito.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)