Foto: Divulgação/Freepik
Foto: Divulgação/Freepik

Para entendermos e entrar em 2025 sabendo um pouco do que nos espera, a astróloga Mayara Appelt Reckziegel, 27 anos, aborda algumas previsões astrológicas para o ano de 2025. Aluna do astrólogo de Venâncio Aires João Pedro Matzenbacher (falecido), ela estuda astrologia há mais de 10 anos e, desde o final de 2019, atua exclusivamente na área.

A profissional explica que a astrologia é trabalha muito voltada para o indivíduo, para entender as potências de cada um e assim melhorar o coletivo. Para falar sobre 2025, ela observou o mapa astral no início do chamado ano astrológico, quando o sol ingressa no signo de Áries – o primeiro do zodíaco –, o que ocorrerá no dia 20 de março, às 6h.

A astróloga observa que em 2024 aconteceram muitos movimentos celestes que ainda afetarão 2025. Em 2024 o ano operou sob a intenção de equilibrar as pessoas diante dos outros, redefinir relações e relacionamentos e entender quem é cada um diante do outro e vice-versa. Já 2025 terá nodos lunares – eixos que apontam caminhos de evolução do ser humano – no eixo Peixes-Virgem.

Segundo Mayara, o signo de Peixes, o nodo norte, para onde é apontado para ir, fala muito do amor universal, sobre voltar para dentro de nós mesmos, para assuntos espirituais, psíquicos e mentais. “O ano de 2024 foi entender e afirmar quem somos, e 2025, falando em nível de indivíduo, sociedade, cidade e coletivo, pode ser uma ‘sensação de fumaça’, quando não se tem mais certeza do que foi afirmado, se cada um é isso mesmo. Por isso a redefinição aparece novamente, o ‘mergulhar’ para dentro de si, se cuidar e se ouvir. Estaremos nos redefinindo muito.”

A astróloga explica que a indicação de como agir é definida pelo nodo sul, regido pelo signo oposto ao de Peixes, que é Virgem. Esse signo fala de organização da rotina e conseguir ter tempo para cultivar o lado interior.

A entrada de Saturno entra em Áries, em 2025, evidencia a necessidade de conhecer os próprios limites e ser paciente para resolver problemas. Esse sentimento estará mais presente no primeiro semestre do ano, com confusões e uma revisão constante, o que pode acontecer tanto com indivíduos como com lugares, como cidade. “Vamos perceber que não dá mais para ser de um certo jeito, mas as coisas precisam ser resolvidas com calma, mesmo que lá fora o mundo seja acelerado”, observa Mayara.

Na movimentação do céu de 2024 foi importante a entrada de Plutão no signo de Aquário, que fala de poder e transformação. A última vez que esteve em Aquário faz cerca de 200 anos. Aquário aponta para o coletivo, agrupamento, povo, questões humanitárias, sociais e o bem-estar coletivo. Nesta fase, se entra em uma nova linha do tempo, onde cada vez mais as pessoas serão definidas pelo lado exterior, pela comunidade e o grupo que participam. “As pessoas vão se preocupar com o mundo exterior, com os demais seres humano, estarão mais sensíveis com as dores do mundo”, afirma. Mayara ressalta que as pessoas serão mais empáticas, mas, ao mesmo tempo, podem se perder se si mesmas. Por isso, em 2025 o principal cuidado deve ser com a saúde mental, já que as injustiças e dores do mundo afetarão mais as pessoas. “É pensar que, apesar das mudanças exteriores, a gente precisa cultivar nosso lado interior.”

“A pauta de 2025 é olhar para gente e entender o nosso papel no coletivo, nos grupos, dentro da família. O que também vem muito forte neste ano é que é preciso conhecer seus limites para não extrapolar.”
MAYARA APPELT RECKZIEGEL
Astróloga

Questões sociais e saúde mental em evidência

Em 2025, muitas questões sociais e humanitárias e protestos estarão à tona, por exemplo, grupos lutando por visibilidade. A busca por justiça social estará em evidência. De acordo com a astróloga Mayara Appelt Reckziegel, há tendência de muitos protestos e confrontos pelo mundo, com grupos e povos se levantando contra outros, em busca de visibilidade.
Ela cita, por exemplo, que o último momento de Plutão em Aquário ocorreu no período da Revolução Francesa. “Guerras podem piorar, disputas políticas, ideológicas, as pessoas defenderão com ‘unhas e dentes’ o que acreditam. Será um ‘crescer para nós, não para mim’”, comenta.

Além disso, a indicação é de que será preciso muita organização de rotina, tanto individual quanto coletiva. “Organização para que dentro dos grupos as pessoas entendam seu papel dentro de um Legislativo, Prefeitura, e enxergar de que forma colocar a identidade delas a serviço do outro, e isso não desprendendo do individual. É um paradoxo, conseguir servir o outro, sem se perder da gente, e isso nunca esteve tão fácil”, explica, referindo-se também ao planeta Plutão em Aquário, momento em que tudo ao nosso redor será sentido com mais intensidade. Um exemplo são as redes sociais, que são uma ferramenta que pode causar melhorias e contatos, mas também deixam as pessoas em um ritmo extremamente acelerado. “Será um comportamento meio robótico com sobrecarga de informações”, completa a astróloga.

Na parte tecnológica, deve haver muitos avanços, no entanto, as fake news e falsificações pioram. Mayara observa que o próximo ano começa como um período em que a sociedade precisará se reinventar para se adaptar a um novo mundo de muitas mudanças.
Com este ritmo frenético, problemas de saúde mental e nervosa, como ansiedade, depressão e Burnout serão frequentes, e não somente para o ano de 2025 em específico. A indicação da astróloga, é que as pessoas cuidem da sua saúde mental e também espiritual, cultivem o autocuidado, já que o mundo “vai pedir muito de cada um”.

Em 2025 será comum que surjam questões que obriguem as pessoas a se isolarem um pouco neste mundo tão diferente, não por motivos como foi durante a pandemia, mas por problemas de saúde mental, para conseguir centralizar novamente e voltar.

No segundo semestre, Júpiter, que é um astro benéfico, entra em Câncer, o que destaca o cuidado, a necessidade de nutrir, voltar para casa e preservar recursos. Segundo Mayara, o segundo semestre de 2025 também não será recomendado para gastos exagerados, não apenas no aspecto financeiro, como também em energia. Será percebida a importância da família, o que também pode ser interpretado como grupos e equipes. “Vamos entender o papel dentro destes grupos para colocar a identidade a serviço do mundo”, define a astróloga.

“O mundo mudará muito a partir de 2025”

Com a entrada de Netuno no signo de Áries, que é um planeta geracional, em que fica muitos anos no mesmo signo, são trazidas mudanças de paradigmas. “O mundo mudará muito a partir de 2025, um ano para ficar na memória a nível mundial.”

A mudança vem, segundo a astróloga Mayara Appelt Reckziegel, tanto no sentido individual quanto de sociedade, quando cada um “se desprenderá da ideia de si mesmo, se libertará e finalmente se encontrará novamente”. A partir de setembro Urano entra em Gêmeos, e fala muito de inovação e comunicação, com formas de se conectar, estudar e aprender.

Nas questões climáticas, Plutão em Aquário mexe com os ventos e ameaças pelo ar, assim como mostra um mapa com bastante envolvimento com signos de água, indicando a tendência de chuvas.

Ano benéfico para Venâncio

Conforme Mayara, a astrologia prevê um bom ano para Venâncio Aires, especialmente no segundo semestre de 2025. Ela observa que 2024 foi um ano de resolução de problemas e enfrentamento de carmas, como a enchente.

Para 2025, a previsão é de um ano de inovação e melhorias na infraestrutura da cidade. Até agosto, há tendência no embelezamento da cidade e expansão, com mais visitantes e visibilidade. Para o segundo semestre, são apontadas melhorias no campo financeiro e o fortalecimento e estruturação dos poderes da cidade, com cada um entendendo o seu papel.

No esporte, Júpiter na casa cinco indica um bom ano, mas para isso acontecer precisa de bastante transformação, reinvenção e agrupamentos para que o bem-estar funcione. Na agricultura e patrimônio público podem ter imprevistos, já que com Plutão em Aquário aparecem ventos. “Mas é um indício, não quer dizer que vá acontecer.”