Equipe do setor com o certificado MigraCidades2021. (Foto: Divulgação)
Equipe do setor com o certificado MigraCidades2021. (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira, 16, o Setor de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados, da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social foi certificado com o selo de MigraCidades 2021. A solenidade ocorreu de forma on-line, além da divulgação dos relatórios de diagnóstico de cada município. O selo é entregue pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência da ONU para as migrações e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O selo é parte do processo de certificação ‘MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil’ e foi entregue aos governos locais que participaram com sucesso de todas as etapas previstas até a certificação.

O processo de certificação oferece ferramentas para que os governos locais apreciem a abrangência de suas políticas migratórias, bem como identifiquem potencialidades a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida. Para isso, o MigraCidades propõe capacitação de gestores, a ampliação do diálogo local sobre migração e o intercâmbio de informações e de boas práticas locais. A certificação MigraCidades ocorre anualmente.

Destaque

Conforme a assistente social e coordenadora do Setor de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados, Sandra Andréia Mendonça Soares, o projeto Grupo de Mulheres Imigrantes foi considerado destaque como boa prática. Na participação das etapas do processo de certificação estiveram envolvidas a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Esta última, com ação especial da secretária Claidir Kerkhoff Trindade, e das estagiárias Simone Rodrigues dos Santos Chaves e Bruna Mariel Markmann.

  • 41 foi o número de governos locais premiados com o MigraCidades2021.

O relatório completo sobre o Venâncio Aires pode ser acessado aqui. Saiba mais sobre o processo no link.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate