Em aproximadamente duas semanas, Mato Leitão passará a contar com um novo empreendimento. Trata-se do Paradouro Biomate, um espaço estruturado às margens da RSC-453, no quilômetro 16,5, ao lado do antigo Espeto de Ouro. O local deve iniciar as atividades durante a primeira quinzena de setembro e surgiu a partir da sociedade entre André Ricardo Franceschi, Alceu Marth e Donato Dreissig.
De acordo com Dreissig, a ideia de criar o paradouro existia há bastante tempo, mas eles ainda estavam procurando pelo local adequado para instalá-lo, em especial, no que diz respeito à facilidade de acesso. O objetivo dos três é que o empreendimento funcione como um ponto de vendas da erva-mate Biomate, ervateira que funciona há três anos na Cidade das Orquídeas. Além disso, no paradouro serão comercializados outros itens relacionados ao chimarrão, como cuias, bombas, térmicas, mateiras e adornos de cuias e bombas.
Também estarão à venda produtos coloniais, como schmier, queijos, vinhos, cachaça e salame; lanches rápidos, bebidas, produtos da agricultura familiar e itens de artesanato.
“Queremos valorizar os produtos de Mato Leitão e da região”, observa Franceschi.
O prédio onde o paradouro funcionará é alugado e os sócios estão realizando a reforma do local para deixá-lo adequado ao empreendimento. Os visitantes terão à disposição espaço para descansar e degustar o chimarrão, banheiros, fraldário, Wi-Fi, espaço kids e para pets.

A ideia também é construir uma minilavoura de erva-mate, em parceria com o Viveiro Florestal Konzen. Haverá, ainda, amplo espaço para estacionamento, inclusive para caminhões, e espaço de lazer externo.
Dreissig reforça que o objetivo é criar um espaço rústico e aconchegante e, assim, conseguir explorar o movimento diário da rodovia. Ele também destaca que se buscará valorizar e divulgar os atrativos de Mato Leitão. “Talvez a pessoa não lembre do que comprou, mas ela vai lembrar do atendimento e do lugar”, salienta. Para divulgar o espaço, os sócios farão a instalação de três outdoors nas margens da RSC-453.